As Dunas do Jalapão, um dos principais atrativos turísticos da região, receberam mais de 2,1 mil visitantes durante o mês de dezembro de 2024. Localizadas no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), as Dunas atraem turistas de diversas partes do Brasil e do exterior, e se consolida como um dos destinos mais procurados do ecoturismo nacional.
Conforme o relatório da supervisão do PEJ, de dezembro, 99% dos visitantes eram brasileiros, enquanto 1% veio do exterior. A média de idade dos turistas nacionais foi de 41 anos, enquanto os visitantes estrangeiros apresentaram uma média ligeiramente superior, de 43 anos.
Entre os visitantes brasileiros que buscaram as dunas douradas e as belezas naturais do PEJ, 37% vieram da região Sudeste, enquanto 34% residem no Norte do País.
A supervisora do PEJ, Vaneça Ribeiro, ressaltou a importância desse fluxo turístico para a conservação e valorização do Parque. “Esses números evidenciam o reconhecimento das Dunas como um destino sustentável e de beleza única, contribuindo não apenas para a economia local, mas também para o fortalecimento das práticas de preservação ambiental. Nosso compromisso é continuar garantindo uma experiência inesquecível aos visitantes, sempre pautada pela responsabilidade ambiental”, afirmou.
Além das Dunas, o Jalapão é conhecido por suas cachoeiras, fervedouros e paisagens deslumbrantes, que atraem amantes da natureza e do ecoturismo. Com um fluxo crescente de visitantes, a região segue encantando aqueles que buscam conexão com a natureza, aventura e tranquilidade em um dos cenários mais únicos do Brasil. (SecomTO)