Dois homens, de 20 e 30 anos, foram presos pela Polícia Militar na noite dessa quinta-feira, 23, na Praia da Amizade, em Ipueiras, por envolvimento em pesca ilegal durante o período da piracema, prática proibida para proteger a reprodução dos peixes. A operação foi realizada em conjunto com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
A equipe de policiais do 5º Batalhão (5º BPM) foi acionada pelo Naturatins para averiguar uma denúncia de crime ambiental praticado no Rio Tocantins. Segundo informações recebidas, cerca de uma tonelada de peixes estava sendo pescada semanalmente e transportada para fora do estado em um caminhão frigorífico.
No local, no píer de embarque da Praia da Amizade, os agentes do Naturatins flagraram três homens em uma embarcação. Um deles, ao avistar os fiscais, saltou no rio e conseguiu fugir. Dentro do barco foram encontrados materiais de pesca e embalagens utilizadas para armazenamento de pescado.
Os policiais iniciaram a abordagem a dois homens. Eles relataram que foram contratados pelo indivíduo que fugiu. As equipes da polícia se deslocaram ao local utilizado para armazenamento dos pescados, onde encontraram dois freezers repletos de peixes de diversas espécies, como piau, mapará, mandi-moela, barbado, entre outros. Em um local anexo, também usado como depósito, foram encontrados mais seis freezers cheios de pescado. O suspeito não foi localizado.
Foto: Divulgação 5º BPM
Ao todo, foram apreendidos oito freezers, aproximadamente 600 metros de rede de pesca, uma embarcação, um motor, um veículo modelo Fiat Strada e 1.720 kg de pescado.
Todo o material e os dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Porto Nacional, onde os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime ambiental de pesca em época proibida. (PMTO)