Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

O Clube de Leitura do Sesc Tocantins apresenta em sua programação de fevereiro as obras A Hora da Estrela, O Velho e o Mar e Eu, Robô, dos autores Clarice Lispector, Ernerst Hemingway e Isaac Asimov, respectivamente. Os encontros acontecem nas bibliotecas dos centros de atividades do Sesc-TO, no dia 4 em Palmas e Gurupi e no dia 12, em Araguaína.

A entrada é gratuita e a pré-leitura dos livros guiam os encontros não é obrigatória. Para participar, os interessados só precisam se direcionar até as unidades do Sesc Tocantins nos dias e horários reservados para cada livro. Informações pelo e-mail: bibliotecapalmas@sescto.com.br 

Confira a programação por cidade:

Palmas 

Livro: A Hora da Estrela, Clarice Lispector

Data: 04/02

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades do Sesc Palmas 

Clarice Lispector (1925-1977) passou a infância em Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em direito. Estreou na literatura ainda muito jovem com o romance Perto do Coração Selvagem (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha. Entre suas obras mais importantes estão as reuniões de contos A Legião Estrangeira (1964) e Laços de Família (1972) e os romances A Paixão Segundo G.H. (1964) e A Hora da Estrela (1977).

Sinopse:

A nordestina Macabéa, protagoniza a história como uma mulher miserável, que mal tem consciência de existir. Depois do falecimento de uma tia, viaja para o Rio de Janeiro onde aluga estadia e consegue um emprego como datilógrafa. Gasta suas horas ouvindo a Rádio Relógio e apaixona-se por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino assim como ela, que mais tarde a trai com uma colega de trabalho. Desesperada, Macabéa consulta uma cartomante que lhe prevê um futuro iluminado, diferente da realidade que a aguarda.

Gurupi

Livro:  O velho e o Mar, Ernest Hemingway

Data: 04/02

Horário e local: 19h, Biblioteca do Centro de Atividades de Gurupi

Ernest Hemingway nasceu em 1899 e começou a escrever aos 18 anos para um jornal. Se alistou como voluntário na Primeira Guerra Mundial, tornando-se motorista de ambulância para o Exército da Itália. Após ser ferido em guerra, recebeu uma condecoração do governo italiano e na volta aos Estados Unidos começou a trabalhar como repórter. Hemingway recebeu o Nobel de Literatura em 1954 e faleceu em 1961.

Sinopse:

Depois de anos na profissão, havia 84 dias que o velho pescador Santiago não apanhava um único peixe. Por isso já diziam se tratar de um salão, ou seja, um azarento da pior espécie. Mas ele possui coragem, acredita em si mesmo, e parte sozinho para alto-mar, munido da certeza de que, desta vez, será bem-sucedido no seu trabalho. Esta é a história de um homem que convive com a solidão, com seus sonhos e pensamentos, sua luta pela sobrevivência e a inabalável confiança na vida.

Araguaína

Livro:  Eu, Robô, Isaac Asimov

Data: 12/02

Horário e local: 18h30, Biblioteca do Centro de Atividades de Araguaína

Isaac Asimov nasceu em Petrovich, Rússia, em 1920. Naturalizou-se norte-americano em 1928. O “Bom Doutor”, como era carinhosamente chamado por seus fãs, escreveu e editou mais de quinhentos livros, entre os quais O Fim da Eternidade, Os Próprios Deuses e a série Fundação – contemplando a Trilogia e outros quatro títulos que ampliam a saga –, além das histórias de robôs. Asimov alcançou sucesso não apenas com suas mundialmente famosas obras de ficção científica, mas também com tramas de detetive e mistério, enciclopédias, livros didáticos, textos autobiográficos e uma impressionante lista de artigos sobre os mais variados aspectos da ciência.

Sinopse: 

Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência.

Clube de Leitura

O Clube de Leitura acontece mensalmente de forma gratuita nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi. Com a proposta de levar ao debate obras de diversos autores, que abordam diferentes questões do nosso tempo, o projeto reúne pessoas e cria um ambiente de interação. Os encontros acontecem de maneira lúdica e estimulante nas bibliotecas das unidades. Se você gosta de leitura e de conversar sobre livros, essa atividade é para você. 

Imagem: divulgação Sesc/TO