O Sebrae Tocantins, em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, lança o Catálogo Tocantins + Turismo. O documento, além de reunir peças do artesanato local como atrativos turísticos do Estado, também destaca paisagens naturais que encantam turistas de vários lugares do mundo.
O catálogo tem o objetivo de divulgar e valorizar o artesanato local, bem como potencializar a cadeia turísticas das regiões do Jalapão e Serras Gerais. A ação faz parte do projeto Tocantins + Turismo 2024, o qual leva capacitação e qualificação aos empreendedores nas áreas do artesanato, gastronomia, hotelaria e marketing digital.
Os municípios contemplados com a divulgação são Natividade, Rio da Conceição, Dianópolis, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Palmas, incluindo o distrito de Taquaruçu.
Bruno Viera, gerente do Sebrae, pontua que o artesanato é uma das formas mais autênticas de expressão cultural. Em sua visão, esse material carrega as histórias, os saberes e as tradições de um povo. “No Tocantins, as peças produzidas pelos artesãos refletem elementos naturais, costumes e a identidade das comunidades locais, tornando-se um patrimônio vivo. Este trabalho se encaixa perfeitamente no contexto do turismo moderno, que busca experiências autênticas e imersivas. Ao adquirir uma peça artesanal durante uma viagem, o turista leva consigo um pedaço da cultura tocantinense, o que, consequentemente, fortalece sua conexão com o destino”, frisa.
A coordenadora estadual do Turismo do Sebrae Tocantins, Ana Flavia Borges, afirma que o catálogo fortalece a economia criativa e destaca o trabalho manual como parte essencial do setor produtivo. Segundo ela, ao divulgar as peças para um público mais amplo, o catálogo expande as oportunidades de venda e fortalece o reconhecimento do artesanato como uma atividade econômica viável. “A valorização do artesanato local atrai visitantes interessados na cultura regional e gera impulso no turismo de experiência. Isso estimula o consumo de produtos feitos por comunidades locais e garante que a renda gerada permaneça dentro da própria região”, comenta.
Celina Soares, coordenadora estadual de Artesanato do Sebrae Tocantins, pontua que as capacitações incluem técnicas de produção e design, estratégias de gestão de negócios, precificação e marketing, o que garante qualidade e valor agregado às peças. “O catálogo Tocantins + Turismo é uma ferramenta estratégica para ampliar a visibilidade do artesanato tocantinense, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele facilita a conexão com lojistas, turistas e investidores porque reúne e apresenta, de forma organizada, o trabalho desses empreendedores para o mundo”, conclui.
O catálogo pode ser acessado pelo link. (Sebrae Tocantins)