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Projeções indicam que a indústria de jogos pelo celular pode alcançar o valor de 4,8 bilhões em 2029. Esse foi o número destacado no Yearbook da Mobile Ecosystem Forum. De acordo com o relatório, avanços tecnológicos e a hiper-casualidade são os pontos que se destacam como fundamentais para o sucesso do setor.

Os números do mercado brasileiro de jogos já evidenciam um aumento na preferência pelo celular entre a faixa etária que mais joga jogos no Brasil. De acordo com a Pesquisa Games Brasil, os brasileiros que mais jogam jogos têm entre 35 e 39 anos e preferem os smartphones para se divertir.

Mas os desafios também estão presentes na indústria de jogos. Especialistas apontam que uma melhora na infraestrutura da tecnologia é essencial para o sucesso do segmento.

Hibridização tem papel fundamental

Em meio a todas as mudanças no mercado e jogos pelo celular, um aspecto tem se mostrado fundamental para o seu sucesso, a hibridização. Esse termo se refere a combinação de mecânicas de jogo simples com elementos aprofundados na experiência do usuário.

Um exemplo da hibridização nos jogos pelo celular é a combinação de recursos de interação social com oportunidades de monetização. Tudo isso cria um ambiente mais propício para o engajamento dos jogadores.

Plataformas que oferecem essa hibridização acabam por se destacar entre o segmento. Foi com base nesses elementos que aplicativos como o MPL jogos passaram a ganhar espaço entre os brasileiros.

Somente no MPL, mais de 60 milhões de pessoas já fizeram o download do aplicativo e vivenciaram, na prática, a hibridização com apostas com dinheiro de verdade e recursos sociais ao longo do jogo.

Existe uma tendência de que a hibridização continue sendo um aspecto fundamental nos jogos para celular. Além disso, a expectativa é de que essa tecnologia também esteja presente quando os jogadores jogarem em outros consoles também.

Inteligência artificial como base para desenvolvimento de jogos

Uma das tecnologias que cresce vertiginosamente em sua usabilidade ao longo dos últimos anos é a inteligência artificial. Assim como em outras indústrias, a IA também é utilizada no desenvolvimento de jogos.

Dados do Yearbook da Mobile Ecosystem Forum indicam que essa tecnologia está revolucionando a criação, geração de conteúdo personalizado e eficiência no desenvolvimento de recursos para o jogo.

Já foi destacado como a IA generativa revolucionou o mundo dos games em eventos realizados dentro e fora do mercado brasileiro. Durante o Intel Extreme Masters, por exemplo, o gerente de marketing da Intel, Bruno Shigemura, destacou a importância desse recurso.

“Um jogador pode manter sua mesma experiência, seja em um voo, ou em um lugar sem conexão dedicada”, explicou Bruno durante o evento. Tudo isso é oferecido com base em uma personalização única para o jogador.

Para Julian Togelius, professor de ciência da computação da Universidade de Nova Iorque, a IA traz uma quantidade incrível de conteúdo escrito e design para que os desenvolvedores possam criar o jogo.

Toda a etapa de geração de imagens para criação de contexto da história do jogo pode ser baseada em IA e o potencial criativo se expande vertiginosamente quando isso acontece. Tudo isso cria novos patamares e uma tendência de que os jogos sejam ainda mais personalizados, enquanto combina elementos jamais vistos pelos jogadores.

Brasil é um dos mercados férteis para desenvolvimento da indústria de jogos

O Brasil entrou na cena dos games por ter um ambiente tecnológico propício ao desenvolvimento da atividade. Outro ponto importante é que existe uma média de 2,2 dispositivos móveis por brasileiro.

Isso significa que existem, no Brasil, mais de 400 milhões de dispositivos que podem ser alcançados pela indústria de jogos pelo celular. Considerando que todos os 5.570 municípios brasileiros têm acesso ao 5G e alguns deles já definem regras para receber a tecnologia, o solo está devidamente adubado para o sucesso das empresas de jogos.

O solo fértil para o crescimento da indústria de jogos no Brasil é confirmado pelos números do setor. No caso brasileiro, existiam 150 estúdios de desenvolvimento de jogos no ano de 2014. Já em 2024, o número de empresas que atuam nesse mercado chegou a mais de 1.000, de acordo com dados revelados pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais.

A tendência é de que o Brasil continue sendo um dos focos da indústria de jogos pelo celular. Enquanto isso, os jogadores podem aproveitar os desenvolvimentos para terem experiências ainda mais interessantes e personalizadas, graças a toda a tecnologia e os recursos que são investidos em um mercado que tende a apresentar números recordes nos próximos anos.