Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

De 21 a 24 de maio de 2025, o Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), em Palmas, acolhe o III Seminário de Pesquisa e Biodiversidade do Tocantins. Organizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT), o evento terá como tema "Tocantins, Estado da Biodiversidade: Desenvolvimento e Identidade Cultural". A proposta é reunir acadêmicos, pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas para discutir temas que têm a biodiversidade tocantinense como ponto central.

A Comissão Organizadora, formada por servidoras do Naturatins, destaca a importância do seminário como um espaço para o compartilhamento e aprofundamento dos estudos sobre biodiversidade realizados no estado por diferentes instituições de pesquisa. “O seminário visa divulgar o conhecimento sobre a biodiversidade do Tocantins, promovendo debates técnicos e acadêmicos, além de estimular reflexões sobre as relações entre o uso dos ecossistemas e o atendimento às necessidades da sociedade”, afirma a Comissão.

A programação completa será divulgada em breve e contará com palestras, mesas-redondas e painéis com especialistas renomados do Tocantins.

Com inscrições gratuitas abertas ao público, o seminário conta com o apoio das universidades Unicatólica, Ulbra, Unitins e UFT, que formam o Comitê Científico, além das Unidades de Conservação Estaduais e do Centro de Fauna do Tocantins.