A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início nesta semana ao mutirão de roçagem e limpeza dos lotes não edificados na cidade. A primeira etapa do serviço está sendo realizada no setor Waldir Lins, mas a ação irá contemplar todos os bairros do município.
Os proprietários de terrenos não edificados foram notificados pelo Departamento de Posturas do Município no dia 17 de janeiro e tiveram um prazo de quase 30 dias para realizarem a limpeza de seus imóveis. Como nem todos cumpriram a determinação, o serviço está sendo executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o acompanhamento do Departamento de Posturas, e os custos da limpeza serão repassados aos proprietários inadimplentes.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, destacou a importância da iniciativa para a qualidade de vida na cidade. “Esse trabalho conjunto com a Infraestrutura é fundamental para garantirmos que Gurupi continue sendo uma cidade mais limpa, saudável e segura para todos. Manter os terrenos limpos e livres de entulhos é uma responsabilidade dos proprietários, e todos precisam fazer sua parte”, afirmou.
De acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Município em 17 de janeiro, os valores cobrados pela limpeza de terrenos serão os seguintes:
- R$ 1,54 por metro quadrado (0,35 UFIRG/m²) para a limpeza de terrenos;
- R$ 110,25 por metro cúbico (25 UFIRG/m³) para o recolhimento de entulhos;
- R$ 220,50 (50 UFIRG) por serviço de recolhimento de galhadas.
O UFIRG (Unidade Fiscal de Referência de Gurupi) para o exercício 2025 tem o valor de R$ 4,41.
O não pagamento das taxas ou das multas pode resultar na inscrição dos proprietários na dívida ativa do município, estando sujeitos a medidas de cobrança administrativa e judicial. A Prefeitura reforça a necessidade de colaboração de todos para manter a cidade organizada e livre de problemas sanitários causados pelo acúmulo de lixo e mato alto.