Gurupi sediará em 9 de março mais uma edição do Pedal Delas, evento que celebra o empoderamento feminino por meio do ciclismo. Criado para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a ação tem um caráter inclusivo e convida todos os públicos, incentivando a participação tanto de mulheres quanto de homens na prática esportiva.
A última edição do Pedal Delas reuniu mais de 300 ciclistas e a expectativa para 2025 é ainda maior. O evento é promovido em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o grupo de ciclismo Pedais e Trilhas Tocantins e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), fortalecendo a mobilização esportiva e social da cidade.
Programação e Inscrições
Os participantes do Pedal Delas poderão desfrutar de um café da manhã especial antes da largada e, ao final do trajeto será servido um almoço para confraternização. Além disso, os 200 primeiros inscritos receberão kits exclusivos.
História de superação
Entre os participantes do Pedal Delas 2025 estará Maria Verônica Miranda Peron, uma ciclista de 67 anos que se tornou um exemplo de força e determinação no esporte. Dentista de profissão, Maria Verônica concilia sua rotina de atendimentos com uma disciplina rigorosa de treinos, provando que nunca é tarde para desafiar os próprios limites.
Durante a semana, dedica-se à musculação para fortalecer o corpo e duas vezes por semana veste seu uniforme de ciclismo para treinar sobre duas rodas. Aos finais de semana, percorre longas distâncias com seu grupo de pedal, sempre em busca de novas metas e desafios.
Foto: Divulgação UFTPara ela, o ciclismo vai muito além da prática esportiva: é uma forma de superação e bem-estar. "A bicicleta me trouxe saúde, disposição e amizades incríveis. Quero inspirar outras mulheres a descobrirem o prazer de pedalar e a perceberem que a idade nunca deve ser um obstáculo para começar algo novo", afirma.
A história de Maria Verônica reflete o espírito do Pedal Delas que incentiva mais mulheres a ocuparem espaço no ciclismo e acreditarem em seu potencial. No dia 09 de março, ela estará entre os participantes, compartilhando sua energia contagiante e incentivando outras mulheres a se desafiarem na conquista seus próprios caminhos no esporte.