Renault Group e Geely Holding Group anunciaram um acordo que expande a cooperação estratégica entre as duas empresas na produção e venda de veículos zero e baixa emissão através da Renault do Brasil. O acordo fortalece ainda mais a parceria estratégica entre as companhias, com a Geely Holding se tornando acionista minoritária na Renault do Brasil, o que permitirá à Geely Holding acesso aos recursos de produção, vendas e serviços localizados.
Luca de Meo, CEO do Renault Group, afirmou que a colaboração com a Geely já percorreu um longo caminho, com o sucesso de uma joint venture na Coreia e a criação da Horse, líder mundial em tecnologia de motopropulsores. Ele destacou que essa nova cooperação no Brasil permitirá consolidar a presença industrial da Renault no estado do Paraná e fortalecer a marca Renault no mercado brasileiro.
No âmbito desta cooperação, as duas avançadas instalações de produção do Complexo Ayrton Senna do Renault Group, em São José dos Pinhais, Paraná, serão disponibilizadas para a produção desses novos veículos para ambas as empresas, além da atual linha de produtos da Renault. Eric Li, presidente do Geely Holding Group, destacou que a cooperação com a Renault faz parte do compromisso da Geely em trabalhar com parceiros globais para transformar e melhorar a indústria de maneira sustentável.
No lado das vendas, a Renault do Brasil se tornará distribuidora do portfólio de veículos zero e baixa emissão da Geely Holding no Brasil. A Geely Holding se beneficiará das forças e da expertise comercial da Renault, acelerando a expansão dos negócios do grupo no Brasil, principal mercado automotivo da América do Sul.
Daniel Li, CEO do Geely Holding Group, ressaltou que, nesta era transformadora da indústria automotiva global, é sensato avançar com amigos e parceiros. Ele afirmou que, para alcançar crescimento quantitativo e qualitativo, é necessário sair da zona de conforto, aderir ao desenvolvimento a longo prazo e comprometer-se a ser aberto e colaborativo.
Com essa nova parceria, Renault Group e Geely Holding Group poderão expandir ainda mais a presença global de suas respectivas marcas e se tornar atores-chave no Brasil, um mercado que representa 44% das vendas automotivas na América Latina.