Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho / Secom Araguaína

O prefeito Wagner Rodrigues anunciou no último dia 21, que Araguaína será a primeira cidade do Brasil a ter um plano modelo do Projeto Orla para praias de rios federais. Durante reunião com o superintendente, no Tocantins, da Secretaria Nacional de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Edy César, o prefeito ressaltou que a meta é entregar o projeto de uso e ocupação da região costeira do Povoado Garimpinho, às margens do Rio Araguaia, até junho deste ano, antes da temporada de praias.

“Já fizemos visitas e diversas reuniões de alinhamento, e agora partimos para a elaboração deste tão sonhado projeto. Sonhado pela comunidade do Garimpinho, que será positivamente impactada com a regularização e modernização da orla, e também muito desejada pelos araguainenses e turistas da região, que já conhecem o Garimpinho e sabem das potencialidades e belezas das nossas praias. É um passo importantíssimo para fortalecermos o turismo de Araguaína”, enfatiza Wagner.

Atualmente, o Povoado Garimpinho recebe dois grandes eventos de abrangência nacional promovidos pela Prefeitura de Araguaína: o Torneio de Pesca e o Desafio MTB de ciclismo.

Projeto Orla

Previsto no Decreto 5.300 de 2004, o Projeto Orla tem o objetivo de planejar toda a área de acesso aos mares e rios federais por meio de um Plano de Gestão Integrada. Em Araguaína, a elaboração do documento terá a participação direta das secretarias municipais do Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo; Esporte, Cultura e Lazer; Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano; Planejamento, Orçamento e Gestão de Recursos e Procuradoria Geral do Município.

No Plano de Gestão Integrada, o Município firma o compromisso de qualificar os territórios no entorno do Rio Araguaia. A meta é aperfeiçoar o ordenamento e as atividades realizadas nos espaços costeiros.

“Essa é uma grande parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Araguaína e é extremamente válido reforçar que o modelo de Araguaína será o primeiro do Brasil no que diz respeito a rios federais. Seguiremos todas as diretrizes do que já é feito no litoral brasileiro. A cidade tem muito a ganhar com essa iniciativa”, pontua Edy César, superintendente do Patrimônio da União, no Tocantins.

Além da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o Projeto Orla conta, também, com atuação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, do Ministério do Turismo, e da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, do Ministério do Desenvolvimento Regional.