O Carnaval de Palmas está prestes a ganhar vida com a energia contagiante do Meu Bloco, um dos pilares do coletivo Fenty Ampla, que reúne sete blocos da capital em prol do movimento carnavalesco: Meu Bloco, Na Doida, Boto Fé Nesse Carna, Bloco da Fê, Bloco Brilhosa, Tô Pagodeira e Bloco Pirarucu.
Fundado em 2020 pelos jornalistas e produtores culturais Jaqueline Moraes, Phillipe Ramos e Thalia Batista, o Meu Bloco nasceu com a missão de resgatar a tradição dos blocos de rua em Palmas, unindo celebração e conscientização social, levando para as ruas ritmos como suça, carimbó e boi-bumbá, conectando as tradições culturais do Tocantins com a expressão popular do Carnaval.
Com mais de 30 instrumentistas, regidos por Arildo Monari, a Bateria Boto Fé Nesse Carna garante a animação em todas as apresentações do bloco. “Este ano, o Meu Bloco foi capacitado pelo mestre Marcio Bello, através da Lei Paulo Gustavo. Desde a primeira semana de janeiro, os integrantes da bateria participam de aulas que elevam o nível técnico e artístico do grupo”, explicou Arildo.
Phillipe Ramos, um dos idealizadores do projeto, destaca que uma das missões do bloco é conectar as tradições culturais do Tocantins com a expressão popular do carnaval. “Inserir ritmos como suça, carimbó e boi-bumbá nos ensaios é uma forma de construir um carnaval único enraizado em nossas origens”. Para Thalia Batista, o Meu Bloco é um movimento que une pessoas em torno da cultura e da alegria. “Estamos orgulhosos de fazer parte da Fenty Ampla e de contribuir para um Carnaval cada vez mais inclusivo e diverso”, disse.
Jaqueline Moraes reforçou o compromisso do coletivo em promover um carnaval mais inclusivo e democrático. "Desde a fundação do Meu Bloco, sempre acreditamos que o Carnaval deve ser um espaço para todos. A inclusão e a acessibilidade são princípios fundamentais do nosso movimento”, afirmou.
Carnaval gratuito na Palmas Brasil Norte
O grande destaque da programação é o domingo, dia 02 de março, que promete sete horas ininterruptas de festa na Palmas Brasil Norte, em frente ao Bar do Torresmo (504 Norte), com uma programação 100% gratuita. A partir das 16h, o público poderá curtir o cortejo da Bateria Boto Fé Nesse Carna, o show da Banda Tô Pagodeira e as seleções musicais dos DJs Fran, Lipidius e Luka. Além disso, o evento contará com um concurso de sósias da Fernanda Torres, com prêmios para os vencedores.
Como parte do compromisso do Meu Bloco em tornar o Carnaval mais acessível e democrático, o evento do domingo contará com uma área reservada para pessoas com deficiência (PCD), com intérprete de libras, cobertura e banheiro acessível. “Essa iniciativa visa garantir conforto, segurança e visibilidade para que todos possam curtir a festa com inclusão e respeito”, explica Jaqueline Moraes.
Foto: Eduardo Lago/Fenty AmplaProgramação Completa do Meu Bloco
28/02 - Sexta-feira
20h - Balada Bus (frente do Lanterna - 104 Sul) - A bateria tocará em alguns momentos durante o trajeto.
22h30 - Fervo do Meu Bloco no Lanterna (104 Sul) - Apresentação com metais.
01/03 - Sábado16h - Cortejo Carnaval do Capim (Capim Dourado)
22h - Bloco Na Doida no Infinity Hall (202 Sul) - A festa na rua começa às 18h, e a bateria toca às 22h.
02/03 - Domingo19h30 - Fenty Ampla (em frente ao Bar do Torresmo - 504 Norte) - A festa começa às 16h, e a bateria às 19h30. Apresentação com metais.
Área PCD disponível
03/03 - Segunda-feira20h - Fenty Ampla (em frente ao Lanterna - 104 Sul) - A festa na rua começa às 18h, e a bateria toca às 20h.