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Foto: Divulgação Jeep

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A Jeep lançou a linha 2025 do Commander com a introdução do motor 2.2 Turbodiesel de 200 cavalos na versão Overland. A nova motorização foi desenvolvida para proporcionar mais desempenho, especialmente em condições off-road e rodoviárias. Com torque de 450 Nm, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e apresenta melhorias significativas em ultrapassagens, cumprindo de 60 a 100 km/h em 6,2 segundos e de 80 a 120 km/h em 7,8 segundos. O preço sugerido para o Commander Overland é de R$ 309.990,00.

De acordo com Hugo Domingues, vice-presidente da Jeep para a América do Sul, o novo motor reforça a posição do Commander como um dos SUVs mais completos do mercado. A motorização foi preparada especificamente para as necessidades da América do Sul, trazendo cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, turbocompressor com geometria variável e um sistema avançado de recirculação de gases. O conjunto também inclui injeção de diesel de alta pressão, intercooler ar-água e um sistema de escape com pós-tratamento controlado eletronicamente, ampliando a eficiência e a autonomia em comparação com a versão anterior.

Foto: Divulgação Jeep

Produzido no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), o Commander é o maior e mais sofisticado Jeep fabricado no Brasil. O modelo oferece espaço para sete ocupantes e capacidade de carga de 661 litros com a terceira fileira rebatida, podendo chegar a 1.760 litros com todos os bancos traseiros rebatidos. Além disso, o SUV mantém o design característico da marca, com as tradicionais sete fendas na grade frontal e novos elementos, como rodas de 19 polegadas e pneus com tecnologia SEAL INSIDE™.

O Commander 2025 se diferencia dos concorrentes diretos por ser o único SUV de sete lugares a diesel no Brasil com tecnologia ADAS de nível 2. Entre os recursos disponíveis estão alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem de emergência para pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de velocidade e park assist. O sistema de entretenimento inclui telas de mais de 20 polegadas, som Premium da Harman Kardon, teto solar panorâmico e faróis full LED.

Além da tecnologia embarcada, o Commander possui tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de nove velocidades da alemã ZF e seletor de terrenos com três modos: Sand/Mud, Snow e Auto. O modelo tem altura mínima de solo de 21,2 cm e ângulos de entrada e saída de 26° e 24°, respectivamente. A garantia é de cinco anos, com assistência 24 horas em todo o território nacional.

Entre os pontos positivos do novo Commander estão o desempenho aprimorado com o motor 2.2 Turbodiesel, a tecnologia ADAS de nível 2, o amplo espaço interno e a sofisticação dos acabamentos. No entanto, o preço elevado pode ser um fator a ser melhorado para ampliar a competitividade do modelo no mercado brasileiro.

 Foto: Divulgação Jeep