A ZF equipa o modelo elétrico ET9 da montadora chinesa NIO com a mais recente geração do sistema steer-by-wire. Este sistema elimina a conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras, utilizando atuadores para controlar a direção e simular a sensação de condução. A Divisão de Solução de Chassis da ZF, criada no início de 2024, oferece um portfólio completo de sistemas de direção e frenagem eletrônicos, além de suspensões controladas eletronicamente, baseados no software cubiX.
O Dr. Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e Head da Divisão de Soluções de Chassis, destaca que a ZF está inaugurando a era dos veículos definidos por software com o sistema steer-by-wire pronto para produção. Ele afirma que a ZF é um dos principais impulsionadores das tecnologias de chassis do futuro.
A montadora NIO enfatiza que a tecnologia steer-by-wire é essencial para veículos definidos por software, proporcionando maior conforto e precisão dinâmica. Segundo Danilo Teobaldi, Engenheiro-Chefe Principal da NIO, a colaboração com a ZF reflete a ambição de estabelecer novos padrões na indústria automotiva.
O sistema steer-by-wire da ZF utiliza um atuador mecatrônico como única fonte de potência de direção. O atuador no cockpit emite comandos de direção, enquanto uma unidade de feedback de torque reproduz a sensação natural da direção. A tecnologia permite o desenvolvimento de volantes mais compactos e melhora a manobrabilidade em baixas velocidades.
Em janeiro de 2024, a ZF unificou suas divisões de Tecnologia de Segurança Ativa e Tecnologias para Chassis de Carros de Passeio, criando uma nova potência na indústria. A produção em série confirma a estratégia bem-sucedida da ZF, que oferece soluções de controle dinâmico de veículos e participa ativamente da transformação para veículos definidos por software.