No período do Carnaval, o Tocantins registrou sete acidentes com postes, nas cidades de Araguaína, Porto Alegre do Tocantins, Palmeirante, Centenário, Porto Nacional, Colmeia e Palmas. Para este cálculo, foram considerados os dias 28 de fevereiro a 5 de março. “As causas de acidentes com postes podem ser variadas e, entre elas, estão a falta de atenção, sono, uso do celular e de bebidas alcoólicas. Ou seja, são causas que podem ser evitadas. Lembrando que um abalroamento não prejudica apenas o condutor do veículo, mas caso haja interrupção de energia, afeta o fornecimento para residências, comércios, hospitais e escolas, por exemplo”, explica o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Tony Franco.
Em 2024, foram 382 postes abalroados, com destaque para Palmas e Araguaína. E esses acidentes prejudicaram o abastecimento de energia para mais de 249 mil tocantinenses. Na maioria dos casos, quando há interrupções na energia por esses acidentes, o fornecimento é normalizado em até três minutos para a maioria dos clientes. Isso é possível devido às tecnologias que permitem a transferência de cargas de uma região para a outra.
“Através do Centro de Operações da Energisa, nós isolamos o trecho danificado pelo acidente e realizamos a transferência de carga para que os clientes não precisem esperar os reparos, que podem durar em média quatro horas”, explicou o coordenador.
A Energisa reforça que, no caso de abalroamentos, os custos são de responsabilidade de quem causou os acidentes. Os custos de reparação variam, podendo chegar em até R$ 35 mil, dependendo do tipo de estrutura danificada.
Orientação
Além dos danos com as estruturas, os acidentes por abalroamentos representam ainda um perigo maior: risco à vida. Pois quem está nos veículos ou nas proximidades do acidente podem ficar expostos à choques elétricos, no caso de os fios expostos estarem energizados.
A principal recomendação nestes casos é manter a calma, permanecer dentro do veículo e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330).
Confira abaixo algumas dicas que podem fazer a diferença na segurança em casos como estes:
1.Caso você identifique que não é seguro, permaneça dentro do veículo;
2.Não toque no poste ou nos fios elétricos, pois podem estar energizados e representar um risco à vida;
3.Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciando um acidente, mantenha-se afastado;
4.Espere pela ajuda especializada: Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança;
5.Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios;
6.Caso presencie um acidente deste tipo, informe às pessoas próximas sobre os riscos e instrua-os a manter distância;
7.Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.
Sobre o contato em casos de emergência, os clientes devem acionar a concessionária por um dos canais de atendimento da Energisa.
- Call Center: 0800 721 3330
- Aplicativo Energisa ON
- Site www.energisa.com.br
- WhatsApp Gisa www.gisa.energisa.com.br.