A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elegeu, pela terceira vez consecutiva, a Energisa Tocantins como a melhor distribuidora de energia do Norte do país. Divulgado nesta quarta-feira, dia 19, em Brasília (DF), o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC é resultado de uma pesquisa que avalia a perspectiva dos clientes de todas as regiões do Brasil, evidenciando a qualidade do fornecimento de energia, atendimento e confiança nas distribuidoras.
A pesquisa IASC, que divide as distribuidoras em 13 categorias, reconheceu a Energisa Tocantins como líder entre as concessionárias que atendem a Região Norte do Brasil. "A concessão de energia do Tocantins é repleta de desafios geográficos e climáticos, mas com investimentos certos e o compromisso de profissionais qualificados e dispostos a entregar excelência, é possível evoluir. É o que a gente vem fazendo nos últimos 11 anos, desde que o Grupo Energisa assumiu a concessão do estado. Esse prêmio, que reflete a satisfação dos nossos clientes, mostra que estamos no caminho certo", afirma Alessandro Brum, diretor-presidente da Energisa.
Energisa no Tocantins
Desde que assumiu a concessão de energia do Tocantins, o Grupo Energisa já investiu mais de R$ 4,3 bilhões no sistema elétrico do estado. Apenas em 2025, a previsão é que a Energisa invista cerca de R$ 605,8 milhões na ampliação e modernização da rede e construir novas subestações, por exemplo. O plano de investimentos inclui o início das obras da Subestação Palmas V, a rede básica Colinas/Araguaína, a inauguração das Subestações Serras Gerais e Gurupi 3, e novas ações do projeto "Nossa Energia", com a doação de 490 geladeiras, 1.200 ventiladores e mais de 60 mil lâmpadas de LED para famílias de baixa renda.
Além dos investimentos em infraestrutura, a Energisa, em parceria com o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vai iniciar obras do programa "Luz para Todos". A iniciativa beneficiará cerca de 5 mil famílias da zona rural, levando energia elétrica para localidades com potencial para receber a extensão da rede ainda este ano. “O nosso objetivo é transformar a vida das pessoas, impulsionar o desenvolvimento regional e garantir um futuro mais sustentável para todos os tocantinenses”, finaliza o diretor-presidente.
O resultado dos investimentos aplicados e serviço que vem sendo entregue aos tocantinenses refletem nos indicadores da qualidade: o DEC, que é a Duração Equivalente por unidade Consumidora, e aponta quanto tempo, em média, um cliente fica sem energia durante um ano; e o FEC, que é a Frequência Equivalente por unidade Consumidora, que mostra quantas vezes, em média, um cliente fica sem energia durante um ano. Em ambos os indicadores, a Energisa Tocantins desempenhou com resultados melhores do que a média exigida pelo órgão regulador (Aneel).