Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A II Mostra de Documentários da Universidade Federal do Tocantins (UFT) chega a Porto Nacional no dia 5 de abril, destacando o talento de novos especialistas em audiovisual. O evento é promovido pelo curso de Especialização em Documentação Audiovisual do Câmpus de Porto Nacional, em parceria com a Idearte Audiovisual e as prefeituras de Porto Nacional e Palmas, onde a mostra será neste sábado, 29.  

As exibições no município ocorrerão no Cine Rios, localizado no Centro de Convenções “Comandante Vicentão”, das 14h às 19h. Durante a mostra, serão apresentados seis documentários produzidos pela segunda turma da especialização, sendo cinco curtas-metragens e um longa. As produções abordam temas como reciclagem, feira popular, o rio Tocantins e as identidades locais. Após as sessões, o público poderá participar de debates com diretores e equipes de produção.  

Para o coordenador da especialização, Ariel Elias do Nascimento, a mostra marca um importante fechamento de ciclo. “Estamos formando nossa segunda turma de especialistas em audiovisual, que contribuirão significativamente para as produções tocantinenses”, afirma. O professor Carlos Franco também destaca a excelência dos trabalhos. “Conseguimos concluir com grande êxito a segunda turma da especialização, com trabalhos de alta qualidade, e agora realizamos nossa segunda mostra de documentários”, pontua.

A Especialização em Documentação Audiovisual é uma pós-graduação lato sensu vinculada aos cursos de História e Jornalismo da UFT. Com dez componentes curriculares, a formação busca capacitar profissionais para a produção audiovisual, unindo uma abordagem crítica e histórica da sociedade contemporânea.