Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Bloco dos Dedo Sujo assina a exposição "Colab Palmas – Arte Urbana", uma amostra da cena artística do graffiti em Palmas, que será lançada no dia 3 de abril, com bate-papo com os artistas Aislannder Kenisson, Bug, Catau, Fabraz, Kenko, Leoa do Norte, Liege, Ludbird, Omanna e Pablo Marquinho. 

A exposição reúne trabalhos colaborativos realizados em telas, site-specific e cinco dioramas, que demonstram a pluralidade de estilos e técnicas, evidenciando a arte urbana como uma expressão artística visualmente impactante e um meio poderoso de comunicação por se encontrar em espaço público.

A exposição "Colab Palmas – Arte Urbana" explora dois eixos principais da linguagem do graffiti: as letras e os personagens. A utilização das letras no graffiti é uma das características mais marcantes e criativas dessa forma de arte urbana e nessa exposição os artistas optaram por utilizar letras estilizadas chamadas "bombs". 

No segundo eixo, os artistas apresentam os personagens que carregam a marca característica de cada um. Muitos grafiteiros criam personagens únicos que se tornam suas assinaturas visuais. Esses personagens são facilmente reconhecíveis e ajudam a estabelecer a identidade do artista. Eles podem ser figuras humanas, animais, criaturas fantásticas ou até mesmo versões estilizadas de personagens populares. Representa um manifesto visual sobre a potência criativa do graffiti como expressão artística contemporânea, democraticamente acessível e transformadora. Ela traz o universo das ruas para dentro da galeria. Além disso, a exposição busca fomentar o reconhecimento e a valorização dos artistas locais, destacando a importância do graffiti como uma forma legítima de arte.  (Sesc)