Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Tocantinópolis será palco na próxima sexta-feira, 4,da iniciativa Rotas Culturais Tocantins, que traz como tema central Comunidade LGBTQIA+ - Inclusão e Políticas Socioculturais. O evento, promovido pelo Comitê de Cultura no Tocantins, por meio da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) e o Instituto Isca, terá início às 8h na Unidade Babaçu da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

A ação faz parte de uma série de seminários que vêm fortalecendo o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC) e agentes culturais locais. Esta é a segunda vez que o Comitê de Cultura no Tocantins realiza um evento na cidade. O coordenador-geral do comitê, Kaká Nogueira, ressalta a relevância do encontro.  

“Estamos desenvolvendo um trabalho intenso de valorização da cultura em todo o Tocantins. De Norte a Sul do estado, eventos como este estão promovendo debates com a comunidade, envolvendo agentes culturais e proporcionando espaço para que minorias compartilhem suas lutas e conquistas”, destacou.  

A programação inicia às 08h e segue até 12h, com recepção e abertura oficial, seguida da mesa-redonda “Comunidade LGBTQIA+: Inclusão e Políticas Socioculturais”, ministrada por Eliseu Riscaroli, Doutor em Educação e PhD em Direitos Humanos e Democracia. O evento também contará com apresentações artísticas, além de momentos de interação, reflexões e encaminhamentos.

A Fetac, responsável pela coordenação do Comitê de Cultura no Tocantins, atua em colaboração com o Ministério da Cultura (MinC) por meio de um termo de parceria voltado à implementação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) no estado. A iniciativa conta ainda com a parceria em rede da Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e do Instituto Social e Cultural Araguaia (ISCA), além de outros parceiros.