Noventa e oito candidatos aprovados no concurso da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciam, na próxima segunda-feira, 7, às 8 horas, a Fase de Armamento e Tiro do Curso de Formação de Guardas. As aulas serão ministradas no Instituto 20 de Maio (IVM), no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e no stand de tiro do Quartel da GMP.
A capacitação inclui aulas teóricas e práticas, abordando legislação de armas, fundamentos do tiro, manutenção de armamento e procedimentos operacionais. Com 208 horas de treinamento, sendo 74 horas teóricas e 134 horas de prática, os agentes são preparados para o uso seguro e responsável de armas de fogo, seguindo os princípios do uso progressivo da força.
Avaliação psicológica
Antes do início da formação, todos os candidatos passaram por avaliação psicológica realizada por profissionais credenciados pela Polícia Federal (PF), requisito obrigatório para o porte e manuseio de armas de fogo.
De acordo com o comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, a fase de armamento e tiro é um marco fundamental na qualificação dos guardas metropolitanos. “Esta é a última etapa do Curso de Formação, e, ao concluí-la, os guardas estarão aptos a atuar na segurança pública municipal de maneira eficaz e responsável”, destacou.
O curso de formação é executado pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO) através de convênio firmado entre a Prefeitura de Palmas, IFTO e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). (Secom Palmas)