O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhou no sábado, 5, no Estádio Mirandão, em Araguaína, a final inédita entre União e Araguaína, pelo Campeonato Tocantinense de Futebol da Primeira Divisão. O encontro entre as equipes araguainenses marcou o tricampeonato estadual do União. No tempo normal, as equipes empataram em 0 a 0, mas em cobranças de pênaltis, a equipe venceu por 5 a 4.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual parabenizou as equipes pelo grande campeonato e reforçou os investimentos do Governo do Tocantins para o desenvolvimento do futebol estadual. “Trabalhar pelo esporte é uma meta do nosso governo. Vamos agora organizar o estádio Mirandão para termos um campeonato ainda melhor no ano que vem. Já trocamos todo o gramado e a parte elétrica, mas agora vamos fazer uma reconstrução, com um investimento de mais de R$ 5 milhões”, enfatizou.
O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, destacou que eventos como esse celebram o esporte estadual. “Final muito importante. Foi uma honra participarmos dessa festa, com duas grandes torcidas e um espetáculo em campo. O futebol de Araguaína foi muito bem representado pelas duas equipes no Campeonato Tocantinense. União e Araguaína já garantiram antecipadamente suas vagas nas competições nacionais do ano que vem e irão representar muito bem o nosso estado”, ressaltou o secretário.
Foto: Esequias Araújo/Secom-TOFutebol estadual
A final no Estádio Mirandão protagonizou um duelo caseiro, com uma torcida apaixonada por futebol. “Estou muito feliz em poder curtir esse título junto com a minha comissão técnica, com esse público maravilhoso que viu um jogo de duas grandes equipes. O Araguaína valorizou muito essa final e eles também estão de parabéns”, pontuou o treinador do União, Luiz Carlos Prima.
Por serem os finalistas do estadual, União e Araguaína já estão garantidos no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil de 2026.
O União já havia conquistado o título em 1994 e 2024, mas o título de 2025 ficará para a história do goleiro Davi Guedes. “É uma emoção fora do normal. Esse ano o título ficou mais gostoso. Nos consagramos campeões dentro da nossa cidade”, celebrou o jogador.
Investimentos
Com um investimento de mais de R$ 5,4 milhões, o Governo do Tocantins promoverá a reforma e requalificação do estádio Mirandão.A obra abrange a reestruturação completa do gramado; rampas de acesso; vestiários; arquibancadas; banheiros; vestiários; sistema de irrigação; pintura geral; estrutura elétrica; sistema de combate a incêndio e outros reparos que atenderão as normas de segurança exigidas pelos órgãos técnicos responsáveis.
O projeto inclui outras melhorias, como a implantação de um placar digital; refletores em LED; elevação do campo em 1,20 m para facilitar a visibilidade dos torcedores; troca de pisos, forros e toda a parte elétrica dos ambientes internos, como cabines de imprensa, bilheterias e todos os espaços que correspondem ao estádio. A obra também contempla adequações em equipamentos, como elevador e catracas de acesso, além de itens de segurança, como guarda-corpos para garantir a segurança dos visitantes.
Presenças
O governador Wanderlei Barbosa acompanhou a partida junto com os 4,5 mil torcedores e ao lado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero; de deputados federais e estaduais; prefeitos e vereadores da região; entre outras autoridades. (SecomTO)