Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins foi destaque no Primeiro Encontro Regional Araguaia Sustentável - Preservação e Uso Consciente das Praias, realizado em Aruanã, Goiás, nessa segunda-feira, 7. A convite da Superintendência do Patrimônio da União em Goiás, o superintendente da SPU no Tocantins, Edy César, apresentou a experiência tocantinense na gestão de praias federais, que hoje se consolida como referência nacional.

Em sua participação, Edy César destacou os avanços do Tocantins na arrecadação, preservação ambiental e ordenamento das praias, ressaltando a importância de levar esse modelo a outros estados. “O Tocantins hoje é referência número 1 na gestão de praias de rios federais. Viemos para Goiás compartilhar nossa experiência e ajudar a construir um caminho de desenvolvimento sustentável, que equilibre uso turístico e preservação ambiental. Depois daqui, há possibilidade de levarmos essa experiência também para Manaus, Acre e Pará”, afirmou.

A superintendente da SPU/GO, Rosana Carvalho Cardoso Ferreira Leite, reforçou a importância da troca de experiências com o Tocantins. “Para nós, é uma honra receber o nosso vizinho, o estado do Tocantins, com toda a sua experiência, com todo o seu legado, mostrando como esse trabalho é feito na prática. E para nós que estamos iniciando e que pretendemos também alcançar o Projeto Orla em cinco municípios do Estado de Goiás, é importantíssima essa participação”, destacou.

Praias do Tocantins

Banhadas, em especial pelos rios Tocantins e Araguaia, as praias surgem durante os meses de junho a agosto. Com clima ensolarado e sem chances de chuva, é ideal para aproveitar as praias de água doce distribuídas por diversas regiões do estado. Na Capital Palmas, há praias o ano todo.

Em outras cidades, no interior do Estado, as praias naturais surgem quando as águas reduzem seu volume. De norte a sul, no sudeste, no jalapão, no centro, na região da ilha do bananal, na região do Cantão, na região de Araguaína, no Bico do Papagaio, todos os cantos do Estado são ricos em águas doces e praias exuberantes.