Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação Naturatins

Foto: Divulgação Naturatins

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Marinha do Brasil, realizou entre os dias 1º e 7 de abril, mais uma etapa da Operação Guardiões do Lago. Na região central, a ação recolheu 1,4 mil metros de redes de pesca. Simultaneamente, na região norte, foram apreendidos 2,6 mil metros de redes irregulares nos municípios de Palmeirante, Barra do Ouro, Filadélfia e Babaçulândia. 

A operação tem como objetivo proteger os recursos pesqueiros do Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado (UHE Lajeado) e seus principais afluentes. As equipes do Naturatins realizaram patrulhamentos aquáticos e terrestres nos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema, com foco no combate à pesca predatória, especialmente o uso de arpões e redes por pescadores não profissionais, além de outras práticas ilegais que ameaçam o equilíbrio ambiental da região.

O fiscal do Naturatins responsável pela operação, Jusley Caetano, informou que a ação percorreu o Lago da UHE Lajeado e cursos d’água como o Ribeirão Santa Luzia, Ribeirão Taquaruçu, Rio Gameleira e Rio Providência, em Miracema. “Durante a fiscalização, abordamos diversas embarcações. Pescadores esportivos receberam orientações sobre a proibição do uso de anzóis com fisga, e os profissionais tiveram materiais e pescados avaliados conforme a legislação”, explicou.

Região norte

Além da apreensão dos 2,6 mil metros de redes, as equipes realizaram ações educativas com pescadores amadores, ribeirinhos e profissionais, destacando a importância da preservação da fauna aquática e os riscos da pesca predatória. 

Também foram distribuídos materiais informativos com orientações sobre a legislação ambiental vigente e práticas sustentáveis de pesca. (SecomTO)