Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Talismã, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Civil, emitiu alerta direcionado aos moradores da zona rural do município após o registro de morte de animais de fazendas da região em consequência do ataque de onças. 

Há registros de ataques contra bezerros, porcos e um filhote de cavalo. A Prefeitura orienta ao produtor rural que tiver sofrido ataque de onça em sua propriedade que entre em contato com os órgãos responsáveis. 

A cidade também vive problema de ataque de abelhas. No caso de ataque de abelhas, é orientado o uso de fumaça e contratação de serviço de apicultores capacitados. 

"Senhores e senhoras, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil informa que no município há duas ondas de ataques, uma por abelhas e outra por onças de grande porte, a orientação é tomar os cuidados necessários. O produtor que tiver sofrido ataque de onça na propriedade, entrar em contato para que juntos possamos criar um plano de ação junto aos órgãos responsáveis. No caso de ataque de abelhas, sugerimos o uso de fumaça e contratar o serviço de apicultores capacitados, pois ambos os ataques são graves!", divulgou a gestão de Talismã. 

As onças, de acordo com informações locais, costumam atacar de madrugada, no mesmo horário em que crianças saem para pegar o ônibus escolar. Temendo graves consequências, a Prefeitura decidiu que o transporte buscará as crianças em casa e que, portanto, os pais e responsáveis devem atentar-se, deixando as porteiras abertas para facilitar a entrada do motorista. 

Um dos ataques registrados aconteceu no último sábado, 3, em fazenda por nome Fazenda Peroba. Outros dois ataques foram confirmados, nas fazendas Porteira Velha e Renascer, na segunda-feira, 5, e nessa terça-feira, 6. 

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente do município, João Carlos Lopes, a análise dos ataques demonstram tratar-se de mais de uma onça. "Da Fazenda Renascer até a Porteira Velha, [a distância é] em torno de 4 km em linha reta. Já da Porteira Velha até a Peroba, como tem que atravessar o Rio Canabrava, vai dar uns 6 km em linha reta. Os ataques estão coincidindo no mesmo horário, então não é o mesmo animal", contou o secretário em entrevista ao G1 Tocantins

A região de Talismã está amedrontada. A Secretaria de Meio Ambiente passou a atuar em conjunto com a Defesa Civil, visando viabilizar ações para resolver a problemática. 

Naturatins 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou, por meio de nota, que até o momento não recebeu nenhuma notificação oficial sobre ataques de onças em fazendas no município de Talismã. O órgão, no entanto, orienta que, em casos de avistamento ou ataque envolvendo animais silvestres, a população deve acionar os canais oficiais pelo telefone 0800 063 1155 (Linha Verde) ou pelo e-mail fauna@naturatins.to.gov.br para receber as orientações adequadas e esclarecer dúvidas.

O órgão ambiental reforçou a importância de evitar qualquer tipo de confronto com os animais, a fim de preservar a segurança das pessoas e da fauna silvestre.