O Governo do Tocantins participa da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF-TF), em Rio Branco, no Acre. Nesta quinta-feira, 22, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) acompanha as ‘Sessões de Trabalho’ sob o título Nova Economia Florestal; em seguida o ‘World Cafe and Partners' showcase; e as Sessões bilaterais entre parceiros são restritas aos inscritos.
A programação se encerra na sexta-feira, 23, com a sessão aberta, que vai incluir comentários dos governadores e anúncios de alto nível, que devem moldar o futuro da conservação das florestas tropicais e do desenvolvimento rural; em seguida, a Sessão aberta ao público em geral.
Com o título 'Construindo a Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades' o evento se concentrará em promover uma construção conjunta de uma Nova Economia Florestal, que protege florestas intactas, restaura terras degradadas e cria oportunidades econômicas justas e sustentáveis.
O secretário Marcello Lelis ressaltou que, como membro da Força-Tarefa do Governadores para Clima e as Florestas, a participação do Tocantins é essencial para contribuição nos esforços de construção conjunta da nova economia florestal de forma participativa. "Além de compartilhar nossa experiência, temos ainda a oportunidade de visitar práticas sustentáveis de sucesso, que somam expertises para o diálogo com nossos técnicos”, disse.
A superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, destacou que na etapa de construção da nova economia florestal incentivada durante o encontro no Acre, o GCF-TF busca garantir que as necessidades, realidades e expertise dos líderes governamentais e seus parceiros, desde o setor privado até povos indígenas e comunidades locais, sejam consideradas e incorporadas. "E essa é uma oportunidade de excelência para o Tocantins, como membro da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas acompanhar os debates e exposição de modelos de práticas sustentáveis bem-sucedidas”, afirmou.
Na quarta-feira, 21, a programação trouxe uma série de visitas técnicas de campo para os participantes da reunião anual, oferecendo uma oportunidade única de explorar em primeira mão projetos inovadores que desenvolveram a Nova Economia Florestal na região amazônica. Nessas visitas foram destacados os esforços bem-sucedidos de gestão territorial e práticas sustentáveis em conservação florestal, desenvolvimento comunitário e produção bioeconômica acreanos apontados como modelos para a Nova Economia Florestal.
Foto: Divulgação GCF-TF AcreTrabalho em Campo
Os participantes tiveram a oportunidade de escolher entre cinco opções de rotas distintas, cada uma apresentando diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e do manejo florestal no Acre, entre elas, a visita com foco na Restauração Florestal e Manejo do Fogo: Do viver na floresta; na Infraestrutura Natural e REDD+ Jurisdicional: Protegendo as Florestas em Nível de Paisagem; com o tema Estabelecendo uma Bioeconomia Próspera: Com foco na inclusão social e no fortalecimento das comunidades tradicionais; Governança e Compartilhamento de Benefícios: Liderança Indígena do Acre; e Intensificando a Produção Sustentável: Café e Cacau.
De acordo com o GCF-TF as visitas de campo visam proporcionar uma experiência prática de aprendizado, destacando os desafios e os sucessos na região, e contribuir para os workshops da agenda de hoje (22).
Reunião Anual
A Reunião Anual do GCF-TF no Acre teve início na segunda-feira, 19, com a Reunião do Comitê Global de Povos Indígenas e Comunidades Locais da Força-Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas. Na oportunidade foi apresentado o cenário para uma semana de importantes diálogos e tomadas de decisão baseadas nas reuniões recentes em Ucayali – Peru e Santa Cruz – Bolívia, com foco na construção de uma estratégia de longo prazo. Na terça-feira, 20, foi realizada a Reunião de Negócios na Assembleia Geral do GCF-TF, que promoveu deliberações sobre estratégias e iniciativas futuras. (SecomTO)