O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Big Jow, avaliou positivamente a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorreu de 19 a 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, na capital federal. Recorde de público, mais de 12 mil municipalistas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais participantes, circularam pelo evento, estima a Confederação Nacional de Municípios (CNM), organizadora da Marcha.
“A cada ano apresentamos nossas reivindicações e neste ano reforçamos a importância da aprovação da PEC 66/2023. Precisamos urgentemente ampliar o prazo de parcelamento das dívidas previdenciárias e criarmos um novo modelo de pagamento de precatórios, que não fique sequestrando os repasses do FPM. Têm Municípios do Tocantins com parcelas de dívidas previdenciárias na casa dos R$ 150 mil, débitos advindos algumas vezes da década passada, e que vem prejudicando financeiramente as prefeituras, diminuindo sua capacidade de cumprir com os compromissos e ampliar sua capacidade de investimentos”, disse o presidente da ATM.
Big Jow também destacou a presença e participação dos prefeitos na Marcha. “Viemos com uma comitiva de mais de 300 municipalistas, cerca de 80 prefeitos. Os gestores, principalmente os estreantes, aproveitaram a Marcha para conhecer mais a fundo as pautas municipalistas, para conhecer as novas tendências e ideias para a elaboração de políticas públicas, enfim, conhecimentos valiosos para levarem aos seus Municípios, além da possibilidade de visitar e conversar com seus parlamentares”, disse o presidente da ATM.
Outro momento relevante durante os dias da Marcha foi a reunião com a Bancada Federal do Tocantins, ocorrida na noite da quarta-feira, 21. “A ATM promoveu essa reunião e abriu espaço para que os prefeitos apresentassem suas reivindicações e agradecimentos à Bancada Federal do Tocantins. Agradecemos a coordenadora da Bancada, senadora Professora Dorinha, por possibilitar o encontro, por ouvir os prefeitos e por mobilizar a presença de outros congressistas na reunião”, destacou Big Jow.
A Marcha a Brasília foi encerrada nesta quinta-feira, 22, com a leitura da carta que resume o encontro, as pautas, e que será endereçada aos representantes do Poder Executivo, Legislativo e do Judiciário brasileiro.