O prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) reassumiu nesta quinta-feira, 17, a Prefeitura de Palmas. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, autorizou na noite desta quinta, o retorno do gestor ao cargo e também revogou sua prisão domiciliar. O vice-prefeito, pastor Carlos Velozo (Agir), vinha conduzindo o Executivo da Capital desde o afastamento de Eduardo.
O prefeito Eduardo Siqueira afirmou que volta com as mangas arregaçadas para recuperar o tempo perdido. Ele garante não ter tempo para mágoas, mas que fará justiça aos companheiros.
Enquanto prefeito interino, Velozo exonerou secretários das principais pastas, nomeando pessoas do seu círculo de confiança para os cargos. Eduardo Siqueira garantiu o retorno dos titulares por ele nomeados. "É óbvio que todos aqueles que estavam ajudando Palmas […], essas pessoas retornam junto comigo para arregaçarmos as mangas por vocês e para vocês", disse.
Veja o vídeo na íntegra:
Afastado desde o dia 27
Eduardo estava afastado do cargo de prefeito de Palmas desde o dia 27 de junho, quando foi preso na Operação Sisamnes, da Polícia Federal, que aprofunda as investigações sobre a existência de uma organização responsável pelo vazamento sistemático de informações sigilosas, oriundas de investigações em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com impacto direto sobre operações da PF.
Na madrugada de terça-feira, 8, Eduardo foi levado às pressas ao Hospital Geral de Palmas (HGP), acometido por infarto agudo do miocárdio. Ele sentiu fortes dores no peito durante a madrugada e precisou ser submetido a um cateterismo para a colocação de um stent, na artéria coronária.
O prefeito recebeu alta hospitalar na sexta-feira da semana passada, dia 11.
Velozo no comando
Poucos dias após assumir o cargo de prefeito interino, Velozo exonerou Renato de Oliveira - do cargo de procurador-geral do município, e Carlos Antônio da Costa Júnior - do cargo de secretário-chefe de gabinete do prefeito. Carlos Júnior é amigo pessoal e de confiança de Eduardo Siqueira. No lugar de Renato foi nomeada Priscila Alencar Verissimo de Souza, e para ocupar o cargo de Carlos Júnior foi nomeado Fábio Bernardino da Silva. Filiados ao Agir, os novos representantes vieram de Brasília - o que resultou em intensas críticas.
Relembre: Prefeito em exercício exonera procurador-geral e troca chefe de gabinete de Eduardo Siqueira
Não concordando com o novo governo e reafirmando compromisso com Eduardo Siqueira, alguns secretários nomeados por Eduardo decidiram entregar seus cargos, como foi o caso do ex-senador Vicentinho Alves - do cargo de secretário municipal extraordinário de Representação em Brasília; de Marlen Ribeiro Rodrigues, secretário municipal de Habitação, e de André Luís Nunes Cavalari, presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas.
Relembre: Vicentinho Alves e mais dois secretários de Palmas entregam seus cargos
Na semana passada o pastor Carlos Velozo exonerou o secretário de Comunicação Élcio de Souza Mendes e em seu lugar assumiu Júlio César do Prado Domingos. Júlio César comandava a pasta na gestão da ex-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Élcio Mendes foi quem acompanhou toda a campanha de Eduardo Siqueira rumo à Prefeitura.
Relembre: Exonerado o secretário de Comunicação de Palmas; Júlio César assume
Novas exonerações do primeiro escalão foram realizadas por Velozo enquanto prefeito em exercício e, de acordo com informações da imprensa local, alguns dos secretários só ficaram sabendo por meio do Diário Oficial. O Diário de número 3.753, dessa terça-feira, 15, trouxe as exonerações de André Fagundes Cheguhem do cargo de secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações; de Sérgio Vieira Marques do cargo de secretário Municipal de Governo; de Jandir Cardoso de Vasconcelos do cargo de secretário de Habitação e de Paulo Cezar Monteiro da Silva do cargo de secretário Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas.
O mesmo Diário trouxe a nomeação de Fábio Batista Velozo, irmão do prefeito interino, no cargo de secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações.
Relembre: Velozo exonera mais secretários e nomeia irmão para a pasta de planejamento