Os portos organizados da Região Norte alcançaram um novo marco em maio deste ano, com a movimentação de 3,74 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de quase 2% na comparação com o mesmo mês de 2024, quando foram movimentadas 3,66 milhões. Os dados são do Estatístico Aquaviário, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Amapá se destacou como o estado com maior crescimento percentual: a movimentação saltou de 131 mil para 229 mil toneladas, um avanço superior a 74% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado sobretudo pela exportação de soja.
Recorde em movimentação de cargas.Grande parte do volume total, cerca de 3,2 milhões de toneladas, correspondeu ao transporte de granéis sólidos. A soja liderou a movimentação, mais que dobrando o volume registrado no ano anterior, saltou de 817 mil para 1,6 milhão de toneladas.
Em seguida aparecem os fertilizantes, que subiram de 383 mil para 486 mil toneladas, e a bauxita, usada como matéria-prima para a fabricação de alumínio, cresceu de 299 mil para 348 mil toneladas.
"Essa movimentação demonstra o enorme potencial logístico da região Norte para o Brasil", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. "Estamos intensificando os investimentos públicos e privados nos estados da Região, com foco em modais estratégicos que ampliem a competitividade do transporte nacional, gerem empregos, renda para a população local e garantam preços mais acessíveis para o consumidor", concluiu.
Entre os portos com maior movimentação estão o de Vila do Conde (PA), que liderou o ranking com 1,8 milhão de toneladas. Na sequência, aparecem Santarém (PA), com 1,2 milhão, Santana (AP), 364 mil, Porto Velho (RO), com 207 mil, e Belém (PA), com 120 mil toneladas.
Ampliação da infraestrutura
Para dar continuidade à modernização da logística portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos prevê, ainda para este semestre, uma série de leilões portuários. A rodada deve atrair R$ 1,03 bilhão em investimentos privados e inclui quatro terminais, entre eles o VCD29, em Vila do Conde (PA).