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Foto: Divulgação SecomPR

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Até o dia 23 de julho, o Tocantins já havia emitido 227.110 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), o equivalente a 14,4% da população do estado. Em todo o país, mais de 30 milhões de brasileiros já emitiram o documento. Os números estão consolidados em base de dados divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No estado, foram 116,8 mil registros de pessoas do sexo feminino (51,46%) e 110,2 mil do sexo masculino (48,53%). A média diária de emissões é de 202. Só no mês de julho de 2025, foram registrados 9,7 mil documentos. 

Como fazer

A primeira via é gratuita. A CIN é emitida em todos os estados (confira como fazer na sua Unidade Federativa). É necessário levar certidão de nascimento ou de casamento.

Idade

A faixa etária que mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 24,9 mil pessoas dessa idade (10,99% do total no Tocantins). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 20,9 mil emissões no estado (9,21% do total).

Pessoas com deficiência 

Dos 30 milhões de documentos emitidos até 23 de julho no Brasil, 493 mil foram registrados por pessoas com deficiência. No Tocantins, são 2.244 pessoas. Desse universo, 1.073 são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (45,45%), 437 pessoas com deficiência intelectual (18,51%), 493 com deficiência física (20,88%), 182 com deficiência visual (7,71%) e 176 com deficiência auditiva (7,45%).

Segurança 

A CIN é importante para o governo brasileiro reduzir fraudes, melhorar cadastros administrativos e ofertar melhores serviços. O documento estabelece um padrão nacional e único em torno do CPF. Conta com recursos avançados de segurança, como o QR Code, tanto na versão física quanto na digital. O código contém uma assinatura digital que garante autenticidade e dificulta tentativas de falsificação. O documento também possibilita acesso mais seguro (conta Ouro) aos milhares de serviços digitais disponíveis no portal GOV.BR.

Biometria

A CIN permite o uso da biometria, o que fortalece a segurança do cidadão e do governo e, a partir de agora, o acesso a benefícios sociais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social. A implementação será gradual. Quem já possui benefício terá mais tempo para se adequar. O texto indica que a CIN será a base de referência para o cadastro. "Queremos um Estado mais moderno, eficiente e próximo de cada cidadão. Um governo para cada pessoa", afirmou o presidente em postagem na rede social X.

Aplicativo 

No evento também foi lançado o aplicativo da CIN, para validação oficial e gratuita dos dados do documento. O aplicativo foi desenvolvido justamente para oferecer uma forma rápida, pública e gratuita de conferir se o QR Code do documento foi de fato emitido pelo ministério. A ferramenta opera em dois modos: o detalhado, que apresenta todas as informações da base nacional quando há conexão com a internet, e o modo parcial que, mesmo off-line, permite verificar o CPF e a data de nascimento da pessoa. (SecomPR)