Um dos parques mais queridos da capital tocantinense, o Parque Cesamar será palco e inspiração do projeto 8 Cantos do Cesamar, idealizado pela Kowalski Produções e contemplado pela Lei Aldir Blanc Municipal. A proposta inovadora une arte, ciência e sustentabilidade ao transformar o canto das aves do parque em um álbum instrumental inédito, com oito faixas compostas a partir dos sons reais captados no local.
A direção executiva do projeto é assinada por Thaise Kowalski, enquanto a criação musical fica a cargo do artista Daniel Kowalski, músico especialista em compor a partir de sons da natureza. Durante cinco visitas guiadas por um ornitólogo ao Parque Cesamar, pretende-se registrar mais de 50 espécies diferentes de aves. A partir desse material, serão selecionados 8 cantos principais que servirão de inspiração para a criação de 8 músicas originais.
Mais que um registro sonoro, o projeto convida o público a uma vivência sensível e profunda com o meio ambiente. “Já faz um tempo que venho observando os pássaros e tentando entender algo que não está apenas no canto perceptível aos sentidos. (...) Quero buscar informações que estariam acima da linguagem transmitida em frequências meramente físicas... algo que exista além do que os meus sentidos poderiam descrever com clareza. Talvez a música dos pássaros, e do universo como um todo, seja mesmo uma ponte que atravessa dimensões”, reflete Daniel Kowalski, emocionado com o desafio.
O álbum será lançado nas plataformas digitais e contará com recursos de acessibilidade, como descrições detalhadas com a hashtag #paratodosverem, proporcionando uma experiência inclusiva, especialmente para pessoas com deficiência visual. Além disso, o projeto pretende alcançar ao menos 5.000 ouvintes nas primeiras semanas após o lançamento.
Projeto
Uma realização da Kowalski Produções, o projeto tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, através da Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura.