Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes / Secom Araguaína

O segundo semestre letivo de 2025 na rede municipal de ensino tem início na próxima segunda-feira, 4 de agosto. São 22.539 crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de 296 estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade voltada para quem não concluiu os anos escolares no tempo regular.

Para as crianças matriculadas no primeiro semestre do ano, não há necessidade de renovação de matrícula. Já na EJA, o processo é diferente: as matrículas são feitas por semestre. Por isso, os interessados em começar ou continuar os estudos precisam procurar uma das unidades que oferecem a modalidade para se matricular.

“Estamos com muita expectativa para o retorno das aulas. Muitas ações foram feitas em 2025, especialmente relacionadas à melhoria nos ambientes escolares, no intuito de proporcionar bem-estar para alunos e servidores da rede municipal. E continuaremos com muita garra e alegria levando educação de qualidade para nossas crianças e adultos. Ressaltamos que todos os alunos são aguardados com muita animação e alegria”, destaca Marzonete Duarte, secretária da Educação.

Seis escolas oferecem a EJA em Araguaína

A rede municipal de Araguaína ainda conta com 100 vagas para a Educação de Jovens e Adultos, distribuídas em seis escolas de diferentes regiões da cidade: Joaquim de Brito Paranaguá (Setor Carajás); Simão Lutz Kossobutzki (Araguaína Sul); Zeca Barros (Vila Santiago); Manoel Lira (Nova Araguaína); José Gomes Sobrinho (Monte Sinai); Luiz Gonzaga (Costa Esmeralda). Atualmente, 296 alunos estão matriculados e a quantidade mínima de alunos para que uma turma funcione é 15.

 EJA na rede municipal atende jovens a partir de 15 anos e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas. Até este dia 30, o atendimento é realizado das 7 às 13 horas. A partir do dia 31, será das 7 às 11 horas e das 14 às 17 horas.

“Em relação à EJA, é muito importante que os alunos renovem suas matrículas, pois, para este público, estamos iniciando um novo ano letivo a partir de agosto. Os jovens e adultos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental podem procurar uma de nossas escolas que ofertam a EJA para realizarem suas matrículas para o início das aulas”, pontua Marzonete.

Documentação necessária para matrícula na EJA

Para realizar a matrícula, é necessário comparecer pessoalmente em uma das escolas com a seguinte documentação:

Cópia da certidão de nascimento
Cópia do RG e CPF
Declaração e/ou histórico escolar
Ficha de aproveitamento individual
Assinatura do termo de responsabilidade
Comprovante de residência
Comprovante de alistamento militar (para homens maiores de 18 anos)
Uma foto 3x4
Cópia do cartão SUS

Equipes pedagógicas mais capacitadas

Antes do retorno das aulas, a Secretaria Municipal da Educação realiza, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, formações voltadas para os profissionais da rede. No dia 31, será promovida uma live para servidores pedagógicos e administrativos com abordagens sobre acolhimento e práticas para uma educação antirracista.

No mesmo dia, também será realizada formação específica para professores da pré-escola e dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de coordenadores pedagógicos, dentro dos programas Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Alfabetiza Mais Tocantins.

No dia 1º de agosto também será realizada uma formação online voltada para todos os professores e profissionais que atuam nas unidades de ensino que ofertam a EJA. A atividade faz parte do programa PACTO-EJA, promovido em parceria com o Governo Federal, com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao longo do segundo semestre, os encontros de formação acontecerão quinzenalmente, intercalando momentos presenciais e online, sempre com temáticas específicas voltadas à realidade da EJA.

No primeiro semestre de 2025, já foram realizados sete encontros formativos, todos com temas voltados ao fortalecimento da prática pedagógica e à política pública da EJA. Nesta edição, o tema abordado será “EJA: Contexto, Políticas e Atualidades – Diretrizes Operacionais Nacionais para EJA”.