A partir da próxima segunda-feira, 12 de janeiro, os boletos para pagamento do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2026 de Araguaína já estarão disponíveis para pagamento no site https://iptu.araguaina.to.gov.br/ ou para retirada presencial na Secretaria Municipal da Fazenda, localizada na Rua Ademar Vicente Ferreira, esquina com a Rua 7 de Setembro, no Centro.
O pagamento à vista até 31 de março garante até 40% de desconto para imóveis edificados e 45% para lotes sem edificação. Já o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes e com descontos de 30% ou 35% para imóveis edificados ou não, respectivamente. Os boletos impressos serão entregues nas casas dos contribuintes a partir do final do mês de fevereiro.
O prefeito Wagner Rodrigues ressalta que, para este ano, mais de 10 mil imóveis serão contemplados com o IPTU Social, isentando o contribuinte do imposto. “Por isso é muito importante manter o CadÚnico atualizado e também as informações na Secretaria da Habitação. Se alguém que se encaixa nas regras ainda não foi contemplado, é só buscar a secretaria com a documentação”.
Também em 2026, a Prefeitura fez reajustes e reduziu o valor do IPTU para moradores do Bairro JK, Sonhos Dourados, Jardim Pedra Alta, Alto Bonito, Jardim das Palmeiras, Santos Dumont e partes do Bairro São João.
“Uma mudança importante para 2026 é que os descontos previstos para pagamento parcelado do IPTU somente serão concedidos ao contribuinte que tenha quitado integralmente o imposto do ano anterior até 31 de dezembro do respectivo exercício, como forma de incentivo à adimplência”, informa Leandro Pinotti, secretário municipal da Fazenda de Araguaína.
Mais informações sobre o IPTU 2026 também podem ser obtidas por meio da Iara (Inteligência Artificial de Araguaína), no (63) 3412-5572, somente por Whatsapp.
IPTU Social
Para conseguir a isenção do IPTU, o requerimento deve ser protocolado anualmente, dentro do próprio ano do lançamento, até 31 de dezembro. Neste caso, para obter isenção no IPTU 2026, o contribuinte pode requerer até 31 de dezembro de 2026.
Tem direito à isenção de pagamento do IPTU aqueles que se enquadram em critérios específicos, como o contribuinte que possui apenas um imóvel no município, exclusivamente para fins residenciais e que more nele, com a área construída do imóvel limitada a 150 metros quadrados, com renda familiar igual ou inferior a três salários-mínimos mensais e estando inscrito no Cadastro Único do Governo Federal.
O requerimento da isenção deve ser apresentado juntamente aos documentos pessoais do requerente e do grupo familiar; comprovante de propriedade ou posse do imóvel; comprovante de residência; comprovante de renda do grupo familiar atualizado; comprovante de inscrição no Cadastro Único; e laudo médico atualizado, nos casos de deficiência e neoplasia.
Imóveis utilizados exclusivamente como residencial, cujo valor venal seja inferior a R$ 52.340, têm isenção de IPTU automática, desde que a família tenha esse único imóvel. Quem se enquadrar nos critérios que dão o benefício da isenção pelo IPTU Social deve procurar a Secretaria de Habitação, localizada na Rua das Mangueiras, 270, Quadra 17, Lote 8ª, no Centro, apresentando a documentação que comprove o preenchimento de todos os requisitos previstos na Lei Complementar 187/2024.
Taxa de Lixo com desconto
No site oficial do IPTU, o contribuinte também pode baixar a Taxa de Lixo, que será entregue via boleto junto do carnê do imposto. No pagamento à vista até 31 de março, a prefeitura dará 30% de desconto. E a taxa também poderá ser parcelada, sendo que a parcela mínima deverá ser R$ 50,00.

