Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Acidentes

Foto: Divulgação @nelsonaulusvereador/Instagram

Foto: Divulgação @nelsonaulusvereador/Instagram

O vereador Nelson Aulus Lemos de Sousa (PL), 53 anos, conhecido como Gordin, vítima de trágico acidente de trânsito ocorrido nessa quinta-feira, 31, travou uma grande batalha por sua saúde. Em 2020 foi diagnosticado com falência de rins e anos depois precisou passar por um transplante. 

Diabético e ex-usuário de drogas, como ele mesmo disse em entrevista no ano passado, Gordin dependeu de hemodiálise para sobreviver. Foram mais de três anos fazendo o tratamento - até o final de 2023 que foi quanto passou por cirurgia para um novo rim. 

Gordin deslocava-se de Couto Magalhães, três vezes por semana, até Araguaína, segunda maior cidade do Tocantins e que, assim como a capital Palmas, recebe pacientes de todo o Estado para tratamentos de saúde. 

Marido e pai de dois filhos, Nelson precisou mudar hábitos de vida. Além de se alimentar mal, ele atribuía a falência de rins ao uso de drogas . “Era viciado em drogas há 20 anos. Fumava cocaína, pedra e maconha. Não tenho vergonha de contar, pois Deus me libertou em 2007. Tudo isso fez com que meus rins parassem”, disse ao AF Notícias.

Ele também contou que adoeceu em junho de 2020, quando seu corpo começou a inchar. Ele ficava muito cansado ao realizar pequenas atividades do dia a dia. 

Aconselhado, Gordin passou um tempo morando em São Paulo, no ano de 2023, - visando conseguir o transplante com mais rapidez. 

Cirurgia Cardíaca

Nelson Aulus também precisou passar por cirurgia cardíaca, em 2022, procedimento realizado pelo SUS no Hospital Dom Orione. Exames comprovaram que 80% de suas veias do coração estavam entupidas. 

Recuperado dos problemas de saúde, Gordin passou a ter qualidade de vida com a família e tinha entre suas metas retornar à política de Couto Magalhães, município que o elegeu em primeiro lugar no ano passado, cidade onde ocupava até então o seu terceiro mandato (eleito pelo PSDB em 2012; eleito pelo PSDB em 2026 e eleito pelo PL em 2024). 

Acidente 

Nelson Aulus, o Gordin, foi vítima de acidente de trânsito na TO-335, zona rural de Colinas do Tocantins, no sentido Couto Magalhães, no final da tarde dessa quinta-feira, 31. O veículo que ele estava, uma caminhonete Chevrolet/Montana LS2, colidiu com um caminhão. 

 O prefeito de Couto Magalhães, Júlio César Brasil, e a Câmara Municipal divulgaram nota de pesar. A vítima deixa esposa, Sônia Regina, e dois filhos, Aulus Júnior e Lucas. 

De acordo com a Polícia Militar (PMTO), o condutor do caminhão, homem de 33 anos, disse que seu veículo trafegava no sentido leste-oeste quando foi surpreendido por uma colisão na traseira, ocasionada pela caminhonete, que, segundo relato, transitava em alta velocidade. Com o impacto, ambos os veículos sofreram danos. Gordin veio a óbito no local, ficando preso às ferragens.

Saiba mais: Acidente na TO-335 resulta na morte do vereador Nelson, de Couto Magalhães; Câmara lamenta