Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A BYD é do Brasil e os números sólidos de crescimento comprovam isso. A greentech alcançou uma alta nas vendas de quase 20% em julho na comparação com o mês anterior. No ranking geral de vendas, considerando apenas os veículos de passeio, a BYD ficou na sétima colocação com 9.616 veículos emplacados contra 8.077 em junho (fatia de mercado de 5,29%), reafirmando a estratégia de longo prazo com o País e a confiança crescente dos brasileiros na marca. Os números confirmam a cada mês uma mudança no hábito de compra dos consumidores. O crescimento da BYD superou a média do mercado em geral (14,2%), mesmo com o benefício de isenção de IPI dado a montadoras com fábricas tradicionais já instaladas no Brasil. 

No ranking que considera a soma das vendas de varejo com as vendas diretas tanto de automóveis quanto de comerciais leves, a BYD ficou na oitava colocação em julho. Foram 9.693 unidades vendidas e fatia de mercado de 4,22%. O acumulado do ano, até o momento, é de 57.388 emplacamentos. Na comparação com o mesmo período de 2024 (janeiro a julho), quando registrou 38.635 unidades, a BYD teve alta de 48,54%.

Entre os destaques do último mês aparece o BYD Dolphin Mini, que bateu o recorde de vendas do modelo em 2025, com 3.011 unidades. Outros carros que foram destaque da marca em julho, em relação ao mês anterior foram:

  • Família Song: +12%
  • BYD King: +20%
  • Família Yuan: +15%

Top 5 no varejo

Sem considerar as vendas diretas, a BYD do Brasil foi top 5 entre as marcas que mais venderam veículos de passeio no país em julho, com 8.926 unidades e 8,77% de fatia de mercado

“Seguiremos avançando rumo à liderança a cada mês. A BYD já estabeleceu um firme diálogo com o consumidor e se solidifica em uma posição de destaque no mercado. Seguimos na primeira colocação com uma larga vantagem entre os eletrificados, o que reforça o nosso protagonismo no segmento”, diz Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.

A BYD alcançou o primeiro lugar nos rankings de varejo nas capitais Brasília (DF), Maceió (AL) e Porto Velho (RO). A greentech ainda se consolidou na segunda posição em Florianópolis (SC) e em terceiro lugar no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Vitória (ES), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Palmas (TO) e São Paulo (SP).

Referência em carro elétrico

No segmento de elétricos, considerando varejo e vendas diretas de automóveis e comerciais leves, a greentech emplacou 5.487 unidades no último mês, com 78,59% de fatia de mercado. O volume de vendas é quase quatro vezes maior do que os 1.443 veículos comercializados pelos concorrentes que ocupam da segunda à décima quinta posição no ranking divulgado pela Fenabrave.

No ranking geral de vendas de elétricos (BEV), a BYD ocupa os quatro primeiros lugares no ranking com BYD Dolphin Mini em primeiro lugar, seguido pelos modelos BYD Dolphin, BYD Yuan Pro e BYD Seal.

Sobre a BYD

A BYD é líder global em carros movidos a nova energia - elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.