Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Volvo

Foto: Divulgação Volvo

A fábrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE) em Pederneiras, interior de São Paulo, completa 50 anos de operação em 2025. A unidade, que começou suas atividades em 1975 sob a marca Clark, tornou-se uma referência global em produção de equipamentos de construção. Com quase 100 mil máquinas fabricadas ao longo de cinco décadas, a planta se destaca pela eficiência industrial, vocação exportadora e compromisso com a sustentabilidade.

Integrante do sistema global de produção da Volvo CE, a fábrica atende toda a América Latina e exporta para mercados exigentes como Estados Unidos, Europa e Ásia. Atualmente, são produzidos carregadeiras, escavadeiras, compactadores e caminhões articulados. “Ao longo destes anos, testemunhamos uma revolução em nosso segmento. Quando começamos, as máquinas já eram muito robustas. Hoje, o mercado demanda equipamentos de alta tecnologia embarcada, com foco na produtividade, disponibilidade, conectividade e segurança”, afirma Wladimir Garcia, head de operações industriais da Volvo CE em Pederneiras.

A unidade está localizada a 320 km da capital paulista e conta com 550 funcionários. É a única entre as 12 fábricas da marca no mundo a produzir carregadeiras e caminhões articulados em uma única linha de montagem. “Somos referência no Grupo em eficiência, flexibilidade e excelência de processos”, destaca Garcia. Essa configuração permite à planta atender com agilidade às demandas do mercado interno e externo, mantendo padrões globais de qualidade.

Desde sua incorporação pela Volvo em 1995, após a formação da VME em 1987, a fábrica passou por sucessivos investimentos. A adoção do sistema VPS (Volvo Production System) trouxe ganhos significativos em produtividade. O modelo de gestão baseado em manufatura enxuta inclui práticas como produção puxada, melhoria contínua e mapeamento de fluxo de valor. “Toda a energia elétrica que utilizamos provém de fontes renováveis. Além disso, implementamos iniciativas que resultaram na redução de mais de 2.000 MWh no consumo energético”, afirma Garcia.

A sustentabilidade é outro pilar da operação. Desde 2022, a planta é considerada aterro zero. Nos últimos cinco anos, foram evitadas mais de 300 toneladas de emissões de CO₂. A meta para 2026 é alcançar zero emissões de gases de efeito estufa. “Temos orgulho de impulsionar e protagonizar esse movimento, com processos de ponta e profissionais altamente qualificados”, reforça Garcia.

Foto: Divulgação Volvo

A vocação exportadora da unidade se consolidou nas últimas décadas. Atualmente, 60% da produção é destinada ao mercado externo. “Isso traz benefícios também aos clientes daqui que recebem máquinas exatamente com a mesma tecnologia que entregamos para a Europa e Estados Unidos, mercados reconhecidamente exigentes”, afirma Luiz Marcelo Daniel, head de operações comerciais da Volvo CE na América Latina.

Entre os modelos fabricados em Pederneiras estão as carregadeiras L60 a L180, escavadeiras EC140 a EC260, o compactador SD110 e caminhões articulados A25 a A50. Todos seguem os mesmos padrões das unidades vendidas nos principais mercados internacionais, reforçando o papel estratégico da fábrica brasileira no portfólio global da Volvo CE.

Confira a nossa editoria de veículos.