Como parte da programação da Semana da Diversidade e Inclusão da rede de ensino de Palmas, o Instituto Reviver, em parceria com o Centro de Referência Paralímpico e a Superintendência de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está promovendo o programa Reviver Itinerante – Viva a Diferença! em diversas unidades educacionais da Capital.
A iniciativa tem como objetivo estimular a inclusão de pessoas com deficiência e divulgar a importância dos esportes adaptados no município. As primeiras partidas estão previstas para ocorrer nesta terça-feira, 19, na Escola Municipal Henrique Talone, a partir das 15 horas.
Além dela, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amâncio José de Moraes e Escola Municipal Anne Frank também receberão uma arena móvel, adaptada conforme o espaço disponível, onde os estudantes poderão conhecer e interagir com modalidades do paradesporto como: atletismo, bocha adaptada, basquetebol sobre rodas, golbol, tênis de mesa e parabadminton.
Segundo a coordenação do Instituto Reviver, a proposta é proporcionar aos alunos uma vivência prática das dificuldades e superações enfrentadas por atletas do paradesporto, promovendo empatia, respeito e valorização da diversidade. A expectativa é que, ao longo da Semana da Diversidade e Inclusão, alunos e professores vivenciem experiências significativas que ampliem a compreensão sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. A ação busca fortalecer a valorização da inclusão e incentivar a prática do paradesporto de forma lúdica e educativa.
Escolas participantes
Terça-feira, 19/08, às 15 horas – Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro (Arse 24 – 210 Sul)
Quinta-feira, 21/08, às 9h30 – Escola Municipal Anne Frank (Arne 14 – 110 Norte)
Sexta-feira, 22/08, às 9 horas e às 16 horas – Cmei Amâncio José de Moraes (Arse 22 – 206 Sul). (Secom Palmas)