Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Literatura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Espaço Cultural de Palmas (FCP) será palco, na próxima quinta-feira, 28, às 19 horas, do lançamento do livro de contos Pequi 100 caroço. A obra, do escritor Edilez Brito, é fruto de um projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e promete ser um marco na literatura tocantinense.

Pequi 100 caroço é produto de pesquisa e reflexão da dissertação de mestrado do autor, pelo PPGLetras-UFT. Um trabalho desenvolvido sob a orientação da professora doutora Roseli Bodnar. A obra é prefaciada pela doutoranda Lita Maria, autora do romance Sobre Dora e Dores que, em breve, ganhará as telas de cinema, com roteiro e direção da produtora Cenaberta.

Na apresentação de Pequi 100 caroço, o escritor retrata a simplicidade, o calor humano, a hospitalidade e a sabedoria do cotidiano sertanejo, herança do antigo Norte goiano e do Sul do Maranhão, capturada por meio de vivências e observações profundas. Trata-se de uma narrativa com senso crítico, rica em oralidade e uma pitada de comicidade. Alguns contos resultam da diversidade cultural trazida pelos migrantes, oriundos de todas as regiões do país e que formaram e formam desde muito tempo a identidade do povo tocantinense.

São personagens que podem muito bem ser identificados e reconhecidos por qualquer brasileiro como pessoas que existem na vida real: um amigo, um parente, um conhecido ou talvez, a si próprio. Quem nunca ouviu falar daquele sujeito simpático, popular, porém duvidoso, que inventa histórias mirabolantes e acaba acreditando na própria história? E as figuras folclóricas que quase toda cidade interiorana possui? A exemplo de Manel Parada, conhecido pela sua inteligência, mas também pela falta de paciência com perguntas infundadas e a peculiar expressão “qui é verdade” utilizada em cada início de sua fala.

Em “O sertanejo e o seu primeiro voo” o leitor se deleitará com as façanhas e as descobertas contadas pelo sexagenário Mestre Beicinho, ao lado da esposa, após fazerem a primeira viagem de avião para a capital inglesa. Em “Mensagens de Ana” o leitor é capturado desde os primeiros diálogos quando a personagem se apropria das dificuldades do seu cotidiano, em discurso direto. Nesse passeio pelo conto é difícil saber onde estamos. Se em algum lugar sertanejo com “cheiro de mato” ou na modernidade de um universo que parece caber, cada vez mais, em um pequeno aparelho telefônico.

As crenças e a fé inabalável do sertanejo também permeiam os contos. O leitor encontrará a devoção religiosa, mas também a resignação frente às reflexões, incertezas e incompreensões dos personagens. A obra traz registros de fatos pitorescos, inusitados e outros de cunho social que mostram um pouco do trabalho invisível desenvolvido pelo autor durante o exercício da atividade policial. São fatos vivenciados, em sua maioria, pelo próprio autor. O novo livro de Edilez é, portanto, uma experiência imperdível.

O evento contará também com momento especial dedicado à boa e rica música brasileira. O cantor e compositor Relmivam Milhomem interpretará canções autorais, canções de outros artistas regionais e grandes composições da MPB, entrelaçando a música com os contos da obra Pequi 100 caroço, num rico diálogo artístico e cultural.

Confira a nossa editoria de literatura. 

Edilez Brito 

Edilez Brito é tocantinense-goiano de Pedro Afonso-TO e atualmente reside em Palmas-TO. Ele é escritor; mestrando em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins; é bacharel em Direito também pela UFT e Tecnólogo em Segurança Pública pela Universidade Metodista de São Paulo. É sócio correspondente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Tocantins – ALCAM-TO e associado à União Brasileira de Escritores-UBE.  

Na literatura, Edilez Brito se destaca por uma série de participações e premiações. Em 2022, ele foi um dos classificados no Prêmio Nacional de Incentivo à Publicação Literária, na Antologia 200 Anos de Independência - 3ª Edição, um evento promovido pela Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo na época.

O escritor também tem participações em antologias como a de contos Aventuras Fantásticas e Finais Inusitados, de Maceió-AL, pela AL RPG Club, em 2023. No mesmo ano, foi um dos dez selecionados no II Prêmio de Contos – Cidade Maravilhosa, no Rio de Janeiro.

Sua produção literária continua a ser reconhecida: ele teve uma crônica e um poema selecionados no Prêmio Off Flip 2025 e participará de uma coletânea com lançamento na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) em Paraty-RJ. Além disso, seu conto A surpresa foi classificado entre os semifinalistas da 5ª edição do Prêmio Internacional Pena de Ouro (2024), da Casa Brasileira de Livros, e foi publicado no blog da editora neste mês de agosto.

Edilez Brito também é autor do livro de crônicas Casos & causos que a PRF não conta, lançado em 2023.