Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A capital tocantinense se prepara para receber mais uma edição do Telas em Cena – IV Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo, que acontecerá no Cinex Palmas Shopping a partir da próxima quinta-feira, dia 28, com entrada gratuita. O projeto, idealizado pelo pelo Instituto Social do Tocantins, promete duas noites memoráveis de cinema e debate, exibindo produções reconhecidas nacional e internacionalmente.

Nesta edição, o público palmense terá a oportunidade de assistir a dois longas premiados que vêm chamando a atenção da crítica pela força de suas narrativas: “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel, e “Mambembe”, de Fábio Meira. A mediação será realizada pelo fotógrafo e crítico de cinema Edy César.

O Silêncio das Ostras – denúncia poética da mineração predatória

Vencedor de importantes festivais como o 22º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá e o Los Angeles Art Film Festival, o filme “O Silêncio das Ostras” já é considerado uma das obras mais impactantes do cinema recente. Estrelado por Bárbara Colen e Lavinia Castelari, o longa aborda os impactos devastadores da mineração sobre comunidades de Brumadinho (MG), misturando imagens reais da tragédia a uma narrativa poética de resistência e sobrevivência.

Mambembe – a força dos pequenos circos brasileiros

Já no dia 5 de setembro, às 19h30, será exibido o longa “Mambembe”, novo trabalho do diretor goiano Fábio Meira (As Duas Irenes, Tia Virgínia). A obra mescla ficção e documentário para retratar a vida de pequenos circos do Norte e Nordeste do Brasil, trazendo ao centro figuras como Madona Show e Índia Morena.

Grande vencedor do XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, onde levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Montagem, “Mambembe” reafirma o olhar autoral de Meira, sempre atento à potência do universo feminino e à beleza do acaso.

Formação de público e intercâmbio cultural

Segundo o idealizador Nival Correia, o Telas em Cena é um espaço para formação de plateia e fortalecimento do audiovisual tocantinense. “Promover o encontro entre nossos profissionais e realizadores de destaque nacional é um passo importante para ampliar repertórios, gerar conhecimento e incentivar o crescimento do setor no Tocantins". 

Para a curadora da mostra, Elisângela Dantas, esta edição foi pensada para aproximar o público tocantinense de obras premiadas. “Selecionamos o melhor da produção nacional recente, filmes reconhecidos em festivais pelo mundo, que encantam e provocam reflexão. Queremos estimular a valorização do cinema independente e autoral, além de fortalecer o intercâmbio com distribuidoras e realizadores que têm no cinema de impacto social o seu foco principal.”

A sessão será exibida no dia 28 de agosto, às 19h15, seguida de bate-papo com o diretor Marcos Pimentel e Argel Medeiros, representante da distribuidora Olhar Filmes.

Projeto

O Telas em Cena 2025 é uma realização do Instituto Social do Tocantins, contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins/PAAR 2024 pelos editais  nº 34/2024 – Bolsas Culturais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/PAAR 2024), via Ministério da Cultura e operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins e nº 016/2024/FMC/FCP – Culturas e Linguagens, da Fundação Cultural de Palmas (FCP)”.