Após a implantação da primeira cuidoteca do Brasil, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) promove a expansão da iniciativa que integra as ações do Plano Nacional de Cuidados. Foi aberto um edital para selecionar propostas para mais 20 unidades pelo país.
O MDS vai selecionar propostas enviadas pelas capitais dos estados e o Distrito Federal para a formalização de convênio e posterior transferência de recursos para a implantação das 20 cuidotecas.
As propostas podem ser enviadas até 1º de outubro, por meio do sistema Transferegov, no módulo de Transferências Discricionárias e Legais - Programa n.º 5500020250029. O resultado preliminar tem data prevista para ser divulgado no dia 6 do mesmo mês.
Cuidoteca
Trata-se de um serviço público, ofertado em um espaço seguro, gratuito e acessível, voltado para acolher e cuidar de crianças com e sem deficiência, com idades entre três e 12 anos, enquanto as pessoas responsáveis pelos seus cuidados no âmbito familiar – mães, pais, avós, avôs e outras pessoas – estudam, se qualificam ou trabalham no período noturno.
Nesse espaço, serão ofertadas atividades lúdicas e recreativas (como brincadeiras, contação de histórias, leitura, jogos, artes), atividades de cuidados (como trocas de roupa, higiene, alimentação e descanso), entre outras.