Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A indústria automotiva nacional registra um marco com o desenvolvimento do primeiro caminhão betoneira 10x4 do mercado brasileiro. A Mercedes-Benz do Brasil, em colaboração com as empresas Hiero e Liebherr, apresentou o protótipo do Atego 3330 10x4, modelo que será submetido a testes operacionais pela Engemix. A iniciativa representa uma nova configuração de eixo e capacidade de carga voltada ao setor da construção civil.

“O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. É um orgulho imenso apresentar esse protótipo inédito no Brasil. Ter o cliente no centro das nossas atenções e ouvir suas necessidades são valores enraizados na nossa história que, dia após dia, nos encorajam a idealizar novos projetos ambiciosos como este”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

O caminhão Atego 3330 10x4 betoneira possui capacidade para transportar até 10 metros cúbicos de concreto. A configuração inédita inclui um quinto eixo rodado duplo esterçável, componente exclusivo no País, desenvolvido pela Hiero. A estrutura do eixo conta com 90% de peças da Mercedes-Benz e o restante da Hiero. O balão da betoneira foi fornecido pela Liebherr, empresa especializada em equipamentos de construção.

Segundo Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, “o Atego 3330 betoneira 10x4 oferece muitos benefícios para os clientes. A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto, por exemplo, resulta em mais produtividade, e consequentemente maior rentabilidade. A parceria com a Hiero permitiu construir um caminhão com alta capacidade de carga, mas também com ótima manobrabilidade e dirigibilidade”.

O desenvolvimento do protótipo partiu do modelo de série Atego 3330 8x4, já presente no portfólio da marca. A adaptação para a configuração 10x4 foi realizada pelos engenheiros da Mercedes-Benz, com foco em atender demandas específicas do setor de construção. O projeto será avaliado em campo pela Engemix, empresa que atua com transporte e fornecimento de concreto.

Ferrarez destaca o trabalho conjunto entre as empresas envolvidas: “Nessa iniciativa de pioneirismo e inovação é muito importante exaltar todos os profissionais da Engenharia da Mercedes-Benz e da Hiero envolvidos no projeto, assim como os parceiros da Liebherr que atuaram no fornecimento da betoneira. Esse belo trabalho de equipe é um case de sucesso na busca por soluções que atendam cada demanda dos nossos clientes com qualidade, eficiência e confiabilidade”.

A proposta da Mercedes-Benz reforça o compromisso da montadora com o desenvolvimento de soluções voltadas à operação dos clientes. O projeto também evidencia a importância da escuta ativa e da colaboração entre fabricantes e fornecedores na criação de veículos adaptados às exigências do mercado.