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O resgate a esportividade está completo. A Volkswagen do Brasil apresenta o Jetta GLI e o Golf GTI para se juntarem ao Nivus GTS e completar o trio de esportivos da marca, o VW Legends. Unindo versatilidade e desempenho, o sedã mantem o consagrado motor e inicia vendas em outubro. E, em sua oitava geração, o Golf GTI faz retorno histórico ao Brasil com motor mais potente e pré-venda iniciando em setembro.

Com a primeira aparição no Brasil no último final de semana - no Aeroporto de São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo -, os dois últimos integrantes dos Legends foram apresentados para a imprensa brasileira com experiência inédita. Além de testes em pista, o Golf GTI enfrentou um avião numa drag race inédita.

“Temos o trio completo! Depois de ter recebido muito pedidos do Golf GTI, ele chegou ao Brasil acompanhado de uma dupla que é referência em esportividade. Seja o Jetta GLI com a versatilidade de um sedã ou no ineditismo do Nivus GTS, como o nosso primeiro SUV esportivo produzido no Brasil. É um momento importante para a marca de resgate a nossa tradição com esportivos e enaltecer três siglas que trouxeram frutos muito importantes para a Volkswagen aqui na região e no mundo”, ressalta Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil.

Uma lenda que retorna as ruas brasileiras: o Golf GTI chegou

Desde 1993, o Golf GTI ganhou o coração dos brasileiros com um conjunto que encanta os entusiastas por carros, uma representação fiel a sigla “Gran Turismo Injection”: um hatch espaçoso, potente e bom de guiar. Após um hiato de sua presença, o hot hatch retorna ao Brasil em sua versão mais potente da história e trazendo uma proposta de design e tecnologia exclusivas na linha Volkswagen e em todo mercado automotivo.

Primeiro item inédito - e o grande destaque do carro -, está no coração dele. O consagrado motor EA888 chega em nova geração, o Evo4, produzindo 245 cv de potência e 37,7 kfgm de torque no conjunto 2.0l turbo de quatro cilindros.

São ganhos interessantes em relação a última geração que tivemos no Brasil: 15 cv de potência a mais, 3 km/h a mais no teste de slalom e 4 segundos no tempo de volta na pista de testes na Alemanha.

O câmbio de dupla embreagem DSG de 7 velocidades, que permite a função de Launch Control no modo Sport, tem tempo de resposta 13% menor, levando o GTI de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, nove centésimos abaixo da geração MK7.

Na suspensão, o eixo dianteiro MacPherson tem taxa de mola 15% maior, e 5% maior no eixo traseiro Multilink. O conjunto, aliado ao sistema XDS e ao diferencial eLSD, permitem uma distribuição de tração mais aprimorada, aderência mais perceptível em curvas com precisão no controle de direção.

O design é um show a parte, já que o Golf sempre foi a referência de design Volkswagen. Nessa renovação da oitava geração, a linha do GTI permanece como se espera de um Golf, agora mais moderna, com assinatura de iluminação exclusiva e rodas inéditas para o GTI.

Na dianteira, a grade em colmeia e os frisos vermelhos são a marca registrada do GTI, além de ser o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o logo VW Iluminado, acompanhado da luz na grade e dos faróis full LED. Camuflados no desenho de colmeia, os faróis de neblina têm formato de “favos de mel” com cinco pontos de cada lado, exclusivo para o modelo.

Nas laterais, a silhueta clássica do hatch recebe entre eixos de 2,63 m e as rodas de 18 polegadas Jerez, design herdado do Golf R e presente no modelo que estará no Brasil. Os discos de freio ventilados de 312 mm (na dianteira) acompanham as pinças de freio vermelhas.

Na traseira, as lanternas 100% em LED tem ao centro o logo da VW que funciona para abertura do porta-malas de 344 litros (VDA) e para esconder a câmera de ré escamoteável, item também exclusivo do Golf GTI. No difusor traseiro, as duas pontas do escapamento completam o visual esportivo do modelo.

Totalmente voltado ao motorista, o cockpit é totalmente novo. O painel de instrumentos Digital Cockpit Pro de 10,2 polegadas oferece três modos de visualização novos e exclusivos para o GTI, com destaque para funções esportivas para marcação da pressão de turbina, potência do motor, força G, entre outros.

O volante capacitivo para as funções de ADAS retorna aos botões físicos para o motorista e trás acabamento perfurado, costuras vermelhas, badge GTI na base e aquecimento.

No console, a central multimídia entrega tela de 12,9 polegadas com navegação embarcada, Apple Carplay e Android Auto sem fio, teclas de acesso rápido, controles de ar-condicionado e a assistente de voz IDA da VW pela primeira vez no Brasil. As telas somadas compõem mais de 23 polegadas de imagens para o motorista, área configurável inédita no segmento.

Ainda na central, todas as configurações e ajustes para o sistema de som assinado pela Harman Kardon com nove alto-falantes e 480W de potência tem tela exclusiva, com possibilidade de concentrar todo o som em apenas um ocupante, por exemplo. O Ambient Light da cabine também tem os controles incluídos na interface, com opção de 30 cores e temas que tomam conta do interior do GTI.

Logo abaixo da central, botões touch servem de atalhos rápidos para funções da central como assistenciais ao condutor, ar-condicionado, câmera de ré e os modos de condução.

Dentre os quatro modos de condução – Eco, Comfort, Sport e Individual -, o GTI altera oito configurações diferentes, desde a resposta de acelerador e volante, até a forma como se comporta na pista. No modo Sport, além da ativação do Sound Actuator na cabine, simulando o ronco do motor, o escapamento permite um ronco mais presente, além dos “pops & bangs” na configuração de fábrica.

Ainda nos atalhos, o botão “Assist” permite a configuração de mais de 10 assistências ao condutor. Desde o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) com Stop&Go, passando pelo Emergency Assist, Blind Spot Monitoring e o Travel Assist, que agora permite trocas de faixa sem auxílio do condutor.

No console central, o carregador por indução de 45W está acima do botão Start&Stop que pulsa até o motorista dar a partida. A manopla de câmbio é inédita, basta um clique para cima ou para baixo para engatar as marchas, assim como o freio de estacionamento eletrônico. Ao parar o carro, basta desligar o motor que o GTI entra automaticamente na posição P do câmbio e aciona o freio de estacionamento.

E, um pouco antes de embarcar no GTI, o motorista tem duas opções de revestimento: os bancos em couro Vienna com ajuste elétrico, ventilação e memória ou o com o tradicional tecido xadrez em composição inédita na oitava geração do Golf. Ambas as opções oferecem aquecimento. No teto, o acabamento preto se mistura com o teto solar panorâmico de série.

Serão quatro cores disponíveis na cartela de configuração: Vermelho Kings, Preto Mythos, Branco Puro e Cinza Moonstone.

A partir de 6 de setembro, estará aberto o GTI Experience, formato de pré-venda exclusivo que criar um grupo de compradores do modelo com contato individualizado, um onboarding no GTI Experience Club e um kit personalizado.

O sedã mais versátil do mercado, de cara nova

Viagem com a família, dia a dia na cidade ou uma volta rápida em autódromo. O Jetta GLI sempre esteve pronto para qualquer situação desde sua chegada ao Brasil em 2019. Agora em 2025, o modelo segue a receita da sigla “Gran Luxury Injection” e trás pacote ainda mais completo, com design renovado.

No exterior, a assinatura de iluminação é o grande destaque. Dianteira e traseira recebem novos faróis e lanternas conectados, 100% em LED. Na dianteira, a nova grade em formato de colmeia acompanha o friso vermelho e badge GLI, traços característicos do modelo. Na parte inferior, a entrada de ar está maior, dando mais esportividade ao sedã, além de melhorar a tomada de ar do radiador, intercoller e ar-condicionado.

Na traseira, o badge GLI agora está posicionado ao centro, entre as duas lanternas. As duas ponteiras de escapamento são ovaladas e recebem o detalhe em formato de colmeia também.

O conjunto de rodas de 18 polegadas diamantadas ficam a frente das pinças de freio vermelhas. Abaixo do retrovisor, o novo badge tem mais destaque e segue a linha de esportivos da marca.

De baixo do capô, o conjunto tem tradição: o motor EA888, 2.0l, turbo, mantém os 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, mesmo após os ajustes obrigatórios do Proconve L8. Acoplado ao conjunto está a transmissão de dupla embreagem DSG de 7 marchas. Na configuração, o GLI alcança os 100 km/h em apenas 6,6 segundos, com opção de Launch Control.

Com tração nas rodas dianteiras, o eixo conta com o diferencial eLSD, permitindo uma distribuição de torque adequada em situações de pista – entrada e saída de curva, por exemplo -, ou em situações de baixa aderência na estrada, entregando ainda mais segurança e desempenho.

Entrando no assento do motorista, o visual é novo. Novos acabamentos dos bancos e painéis de porta acompanham couro perfurado e costuras vermelhas. Estilo segue para o painel, que ganha novo acabamento em aletas ao lado do VW Play Connect de 10 polegadas e tela flutuante. Completando a visão de que está atrás do volante, o painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas é configurável com grafismo exclusivo.

Seguindo o caminho de Nivus, Tera e T-Cross, o Jetta GLI chega conectado e recebe todas as 15 funções disponíveis no app Meu VW, além das condições exclusivas com um ano grátis ou a assinatura do Volks Club com benefícios exclusivos e parceria com Sem Parar e Livelo.

No console central, novo ar-condicionado Climatronic Touch é de duas zonas, com aquecimento e resfriamento dos bancos. Abaixo, o carregador por indução está ao lado de duas portas USB-C e a manopla de câmbio exclusiva para o GLI.

Por toda a cabine, as luzes do Ambient Light podem ser configuradas com mais de 10 opções de cores através do VW Play Connect. A iluminação natural do teto solar panorâmico é item de série no GLI.

Como um bom Volkswagen, a segurança tem protagonismo no conjunto, recebendo seis airbags e conjunto completo de sistemas ativos de ADAS como o Lane Assist, Blind Spot Monitoring, Travel Assist, ACC com Stop&Go e detecção de pedestres, entre outros.

O Jetta GLI estará disponível em seis cores: Branco Puro, Preto Mystic, Vermelho Kings, Cinza Platinum e, as duas novidades, Azul Pacífico e o Cinza Glacial. A partir de outubro, o modelo estará disponível para venda.