A Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove, no dia 29 de agosto de 2025, às 19h, na Sala 1 do Bloco D do Câmpus de Palmas, a III Cerimônia em Homenagem aos Doadores de Corpos, organizada pelo Programa de Doação de Corpos e Órgãos (PDC/UFT). A iniciativa busca reconhecer e agradecer a generosidade dos doadores e de seus familiares, que possibilitam a utilização de corpos, órgãos e peças anatômicas em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Implantado em 2019, o PDC/UFT foi o primeiro programa desse tipo na região Norte e já desempenha papel fundamental na formação acadêmica, em especial no ensino da anatomia humana. Além de contribuir para a qualidade da aprendizagem, o programa promove a humanização na formação dos futuros profissionais da saúde, estimulando valores de respeito e empatia no processo de aprendizado.
Realizada um dia após o Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), a cerimônia também se conecta simbolicamente a essa data, ressaltando a importância de atitudes solidárias que deixam legados transformadores.
Aberta à comunidade acadêmica e externa, a homenagem reforça o compromisso ético e social da UFT em integrar ensino, pesquisa e extensão, ao mesmo tempo em que inspira reflexão sobre a relevância da doação como gesto que transforma vidas e fortalece o vínculo entre ciência, educação e humanidade.
Para a professora do curso de Medicina da UFT, Gabriela Ortega, a cerimônia é um marco de reconhecimento e respeito. "A cerimônia é um momento de reconhecimento e gratidão. Os doadores e suas famílias possibilitam não apenas o avanço do ensino e da pesquisa, mas também a formação de profissionais mais humanos e conscientes", afirma.