A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza no próximo domingo, 7, o tradicional Desfile Cívico-Militar, que celebra a Independência do Brasil, com o tema Educação que transforma o Brasil. Cerca de 10 mil pessoas entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral devem participar do evento, que ocorrerá na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, a partir das 18 horas.
Neste ano, oito escolas estaduais devem desfilar, representando os eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que são: aprendizagem; infraestrutura; educação inclusiva; educação tecnológica e inovadora; formação dos profissionais da educação; desporto e cultura; Profe nos municípios; e valorização dos profissionais da educação.
Com o desfile chegando, as unidades escolares seguem uma rotina de ensaios com os estudantes. O subtenente Ivanair Lopez, do Colégio Esportivo Cívico-Militar Santa Rita de Cássia, conta que os estudantes são muito dedicados e possuem disciplina. “Estamos ensaiando já há dois meses. Todos os dias eles chegam mais cedo que o horário de aula e é nítido o compromisso desses jovens. Eu falo para eles que estamos treinando não apenas para fazer um desfile bonito, mas para fazer o desfile mais bonito de todos”, revela.
Foto: Divulgação Seduc/TOPara a estudante Maria Clara Teixeira, do 2º ano do ensino médio, ensaiar com a fanfarra da escola é sua parte favorita do dia. “Os ensaios estão sendo mágicos, porque me deixam muito animada. É uma coisa diferente e divertida. A gente ensaia o ano inteiro para o 7 de setembro. Eu comecei a tocar o prato este ano e eu amo. Já desfilei no ano passado [2024] como parte do pelotão. Quando termina tudo e dá aquela sensação de realização, não tem nada igual”, afirma.
Já o estudante Pedro Henrique Nascimento revela que é difícil ter que acordar mais cedo, mas garante que vale a pena. “Eu toco o bumbo desde que entrei para a escola, em abril, e gosto muito. A parte ruim é ter que acordar mais cedo, mas é bom. Sempre é divertido estar com esse pessoal, então meio que uma coisa compensa a outra. Este é o meu primeiro desfile e estou muito ansioso, com grandes expectativas”, informa.
CEM de Taquaralto
A estudante Milena Gonzaga, do Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, participa do desfile como baliza, com coreografias que misturam dança, ginástica rítmica e acrobacias. “É uma sensação inacreditável. Estou vendo uns vídeos para me ajudar na preparação. Estou confiante e sei que posso entregar uma apresentação de alto nível. Estamos todos treinando muito e sei que será um desfile memorável. Este é um momento muito importante para celebrar. A melhor parte, para mim, é quando eu faço alguma acrobacia e o público vibra junto, é indescritível”, relata.
Foto: Divulgação Seduc/TOO estudante Luiz Arthur Rodrigues confessa que se sente lisonjeado em fazer parte deste momento e representar a escola. “ Esta é primeira vez que participo do desfile tocando um instrumento, já participei outras vezes, por outras escolas e é sempre muito emocionante”, pontua.
O professor e maestro da fanfarra, Julio Iglesias, destaca que está confiante no trabalho realizado com os estudantes. “Estamos ensaiando desde o início do ano. A nossa companhia não para. Após as férias, nós já voltamos pensando no desfile do 7 de setembro e estamos desde então ensaiando. Os estudantes estão todos empolgados por ser uma data comemorativa, eles estão querendo apresentar e fazer bonito na avenida”, afirma.
Instituições participantes
A programação contará também com a participação de estudantes das escolas municipais e das forças de segurança: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Metropolitana de Palmas e Polícia Penal. A programação conta ainda com pelotões de outras instituições como a Ordem Demolay, Ordem Internacional Arco-Íris para Meninas, Grupo Promessas do Arco-íris (Maçonaria Palmas), Ação Paramaçônica Juvenil e Desbravadores da Igreja Adventista do 7º dia.
Interdições no trânsito
Devido à movimentação, algumas vias próximas à Praça dos Girassóis serão interditadas a partir das 15 horas : Avenida Teotônio Segurado – trecho entre a LO-01 e a LO-03 (norte e sul); Avenida NS-01 – sentido sul/norte, entre a LO-01 e a Avenida JK; Avenida LO-01 – entre a NS-01 e a NS-02; Avenida LO-02 – sentido oeste/leste, entre a NS-01 e a NS-02; Avenida NS-02 – trechos da LO-01 à LO-02 e da LO-01 à JK. (SecomTO)