Atualmente, com o avanço das tecnologias, não faltam opções de diversão e lazer. O mundo digital não para de se destacar. Não à toa, a expectativa para 2025 é que os brasileiros gastem US$ 39,4 bilhões, o que dá aproximadamente R$ 215 bilhões. O consumo engloba plataformas de streaming de filmes, música, além de outras produções digitais como jogos.
O dado apresentado acima faz parte de um levantamento feito pela PwC (PricewaterhouseCoopers), multinacional especializada em auditoria e consultoria. A receita do Brasil representa 36% da receita da América Latina. Na escala global, a posição do País é a 11ª.
Cada brasileiro costuma gastar em média R$ 118 por mês com a assinatura de plataformas como Netflix, Amazon Prime Vídeo, entre outras. Cada pessoa tem cerca de 3 a 4 serviços de streaming instalados em seus dispositivos, seja celular, tablet ou televisão. A variedade de aplicativos disponíveis no mercado é grande.
Cottonbro Studio/Pexels
Games fortalecem o entretenimento digital
É importante ressaltar também que cada vez mais o mercado de games vem se destacando no Brasil. Segundo uma pesquisa feita pelo Serasa, os gamers brasileiros gastam até R$ 250 por mês com a compra de jogos, pacotes de expansão e funcionalidades adicionais.
A pesquisa mostrou que 71% das pessoas entrevistadas estão dispostas a gastar dinheiro real caso os games do seu interesse ofereçam essa possibilidade. Games como Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077 e Resident Evil Village são exemplos de títulos que contam com a comercialização interna.
As plataformas de cassino online no Brasil também movimentam o entretenimento do país. As operadoras de iGaming trabalham com os principais títulos de categorias como slots (caça-níqueis), crash games e jogos de mesa (pôquer, baccarat, blackjack, roleta e bingo). Games como Big Bass Bonanza e Spaceman se destacam neste tipo de site de diversão, voltado para adultos.
Netflix investe em games
Não é de hoje que a Netflix deixou de ser um streaming focado apenas em séries, filmes e documentários. A multinacional norte-americana também oferece games gratuitos para celular em sua plataforma. O objetivo desta ação de mercado é justamente atingir os gamers brasileiros. Atualmente, de acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 82,8% da população afirmou que consome jogos eletrônicos.
O investimento no setor de games é uma das maneiras que a Netflix utiliza para se diferenciar dos seus demais concorrentes. No segundo trimestre deste ano, o Amazon Prime ultrapassou a Netflix na preferência do usuário brasileiro. Esta informação foi trazida pelo JustWatch, plataforma de busca e recomendação de streaming.
Jakub Zerdzicki/Pexels
Na preferência do público, o Amazon Prime aparece com 22%, 1% a mais que a Netflix. Em seguida vem a Disney+ (16%), HBO Max (12%), Globoplay (10%), Apple TV+ (7%), Paramount+ (5%) e MUBI (3%). Aplicativos menos populares, juntos, somam 4%.
A grande quantidade de plataformas de streaming disponíveis no mercado de entretenimento ajuda a justificar o alto valor gasto pelos brasileiros no ano de 2025 com as assinaturas. A tendência é, com o surgimento de novos apps, os gastos continuem aumentando.