Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O Kairat, do Cazaquistão, fez história ao derrotar o Celtic por 3 a 2 nos pênaltis, diante de 22.800 torcedores, e garantir vaga na Liga dos Campeões, após os dois jogos terminarem sem gols.

Drama nos pênaltis leva o FC Kairat à Liga dos Campeões

Pela primeira vez em sua história, o Kairat garantiu uma vaga na Liga dos Campeões. O clube cazaque alcançou seu maior sucesso até agora na temporada 2021/22, quando se classificou para a Liga Conferência.

Após 210 minutos sem gols, o Kairat e o Celtic resolveram a questão de quem se classificaria para a competição do “Velho Continente” com pênaltis.

O goleiro da casa, Temirlan Anarbekov, brilhou, defendendo chutes de Idaho, McCowan e Maeda. Martinovič, Arad e Sorokin foram precisos para o time da casa, enquanto Gromiko acertou a trave.

O Celtic não conseguiu marcar um gol em casa pela primeira vez em 46 jogos na semana passada, com a equipe de Brendan Rodgers conseguindo apenas três chutes a gol. Os escoceses não foram melhores na partida de volta, com apenas um chute a gol em 90 minutos, enquanto os anfitriões tiveram três chutes a gol. Resultados tão surpreendentes tornam partidas como essa especialmente interessantes para os fãs e apostadores, e oportunidades como a aposta extra Novibet adicionam ainda mais emoção ao jogo.

 Krzysztof Dubiel/Unsplash

Kairat junta-se à elite

A caminho da Liga dos Campeões, o Kairat primeiro venceu o Olimpija por 3 a 1 no placar agregado na primeira fase de qualificação. Em seguida, derrotou o KuPS da Finlândia por 3 a 2 na segunda fase de qualificação. Na terceira fase de qualificação, o Kairat venceu nos pênaltis contra o Slovan Bratislava após um empate de 1 a 1 no placar agregado.

Curiosamente, a equipe liderada por Rafael Urazbakhtin não sofreu gols em quatro jogos em casa nesta temporada (Olimpija 2 a 0, KuPS 3 a 0, Slovan 1 a 0, Celtic 0 a 0).

O Kairat se tornou o segundo time do Cazaquistão a se classificar para a fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, depois do FC Astana na temporada 2015-2016. O time da capital teve um desempenho honroso em um grupo com Atlético de Madrid, Benfica e Galatasaray, no qual registrou quatro empates e duas derrotas.

Distâncias épicas aguardam os gigantes do futebol europeu

A cidade de Almaty, de onde vem o FC Kairat, está localizada perto da fronteira entre o Cazaquistão e a China, então a viagem será extremamente inconveniente para os times da Europa Ocidental que participam da Liga dos Campeões da UEFA. A maior distância entre os dois grupos participantes da fase de grupos é de quase 7.000 quilômetros, entre Almaty e Lisboa, cidade representada pelo Sporting, com a observação de que o Benfica também poderia estar presente se derrotasse o Fenerbahçe nas eliminatórias.

Com um coeficiente de 5,500, o Kairat é de longe a equipe com a classificação mais baixa na fase de grupos, e a última equipe a atingir este nível de competição com um coeficiente tão baixo foi o FC Astana há dez anos (3,825). No quarto pote, junto com o Kairat, estarão equipes importantes como Galatasaray, Athletic Bilbao ou Newcastle United.

Estrela do Kairat já assina com o Chelsea

Dastan Satpayev, o jogador de 17 anos que desempenhou um papel importante na progressão do Kairat, assinará pelo Chelsea no próximo verão, depois de completar 18 anos. O clube cazaque, que receberá € 4 milhões em troca do jogador, já confirmou a transferência.