Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Comprometido com a promoção da diversidade etária e da inclusão no mercado de trabalho, o Grupo Carrefour Brasil anuncia o lançamento de sua campanha para contratação de pessoas com 50 anos ou mais. Prática já consolidada nas operações da companhia, a iniciativa tem como objetivo ampliar continuamente a participação de profissionais seniores no mercado formal, reconhecendo sua trajetória profissional, habilidades interpessoais desenvolvidas ao longo da vida e potencial de contribuição em ambientes diversos e intergeracionais. Atualmente, 13,02% do quadro de pessoas colaboradoras do Grupo é composto por profissionais com 50 anos ou mais, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão e valorização dessa faixa etária.

Atualmente, a companhia conta com 2.500 vagas abertas em todo o país, distribuídas em diferentes áreas da companhia, incluindo operações e setores administrativos das lojas e centros de distribuição de todas as bandeiras do Grupo Carrefour Brasil - Atacadão, Carrefour Varejo e Sam’s Club. Não é exigida experiência prévia, e aposentados também podem se candidatar.

A política é sustentada por ações estruturadas de conscientização e capacitação de lideranças e times de Recursos Humanos, além de uma trilha de conteúdos voltados ao público 50+, com dicas, vídeos e depoimentos inspiradores de pessoas colaboradoras que já atuam na empresa.

“Nossa campanha reforça que experiência é valor e não obstáculo. Profissionais com mais de 50 anos carregam histórias de vida, aprendizados e uma visão de mundo que enriquecem o nosso jeito de trabalhar. Queremos que cada colaborador se sinta parte de um projeto maior, em qualquer etapa da vida. Abrir espaço para esses talentos é colocar em prática nosso compromisso com a diversidade, presente no dia a dia das lojas e dos escritórios. Não se trata de idade, mas de coerência entre quem somos e como cuidamos das pessoas que estão conosco”, afirma Marcelo Tardin, vice-presidente de transformação do Grupo Carrefour Brasil.

Segundo o IBGE, a população brasileira com 60 anos ou mais deve ultrapassar a de crianças de 0 a 14 anos até 2030. Ao mesmo tempo, dados da McKinsey apontam que 62% dos trabalhadores brasileiros dessa faixa etária desejam continuar ativos no mercado, mas ainda enfrentam barreiras no acesso a oportunidades formais de trabalho.

A campanha do Grupo Carrefour Brasil responde a esse cenário com propostas concretas, como:

  • Processo seletivo centrado em habilidades e competências, evitando vieses relacionados à idade;
  • Comunicação com linguagem inclusiva e acolhedora;
  • Ambientes preparados para a troca entre gerações;
  • Integração ativa com gestores e RH, com foco na escuta, no respeito e na valorização da experiência.

Entre os diferenciais da companhia está também o estímulo à permanência desses profissionais, como ações de bem-estar e respeito à individualidade de cada profissional.

Os interessados poderão se candidatar pelos sites de vagas do AtacadãoCarrefour e Sam’s Club, ou diretamente nas lojas, que estarão preparadas para receber currículos presencialmente.