Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Iveco

Foto: Divulgação Iveco

A Iveco realizou em Belo Horizonte (MG) o evento “Futuro em Movimento – encontro pela mobilidade sustentável”, 100% carboneutro, que marcou dois anúncios estratégicos para a empresa: a inauguração do Centro de Treinamento da Iveco Academy, em parceria com o SENAI MG, e a apresentação do protótipo do Daily Multifuel, veículo comercial leve capaz de operar com etanol, gás natural e biometano. A iniciativa foi alinhada ao chamado à ação da COP 30 e reuniu autoridades, especialistas e parceiros estratégicos.

Para Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, a ocasião representa um marco de inovação e sustentabilidade. “Estamos inaugurando um espaço que vai além da formação técnica, já que a Iveco Academy é um pilar estratégico para preparar o setor de transporte para os desafios de um mercado em constante transformação. Uma prova concreta de como a inovação pode ser usada como vetor para a sustentabilidade é o conceito Daily Multifuel, que integra a estratégia multienergética da Iveco, combinando inovação tecnológica, competitividade e respeito ao meio ambiente”, destacou.

O Centro de Treinamento, primeira sede da Iveco Academy na América Latina, está instalado no SENAI Horto, em Belo Horizonte, com 1.380 m² de área e estrutura projetada para capacitar profissionais de toda a rede de concessionários. São quatro salas de aula, auditório para 71 pessoas, áreas técnicas e administrativas, espaço de gravação e coworking, além de ambientes de convivência. A capacidade é de até 100 profissionais por dia, com meta de formar cerca de 2.000 colaboradores da rede por ano, além de mais de 300 profissionais internos.

Flávio Roscoe, representante da FIEMG, avaliou o impacto do novo espaço. “Esse momento confirma também a relevância do SENAI como polo de inovação e desenvolvimento, ao reunir conhecimento técnico, tecnologia de ponta e compromisso com o setor produtivo. A parceria com a Iveco demonstra ainda que investir em educação e capacitação é investir no futuro, ampliando as oportunidades para trabalhadores”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença de Michele Ziosi, Chief Global Affairs & Sustainability Officer do Iveco Group, e com debates sobre mobilidade sustentável. No mesmo encontro, a empresa apresentou o Daily Multifuel, protótipo desenvolvido em parceria com universidades brasileiras e equipado com motor FPT Industrial F1C, ciclo Otto, de 3 litros, capaz de operar com múltiplos combustíveis.

Segundo Carlos Fraga, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, o modelo foi concebido para atender às exigências do transporte urbano. “O veículo mantém a robustez da linha Daily, líder no segmento de chassi-cabine, aliada à flexibilidade de abastecimento, característica que proporciona maior autonomia e versatilidade operacional. Os principais desafios são garantir produtividade equivalente à dos modelos a diesel, manutenção simplificada, possibilidade de produção em Sete Lagoas (MG) e custo total de propriedade competitivo em cinco anos”, explicou.

A iniciativa se insere no portfólio Alternative Power, que reúne soluções multienergéticas da Iveco com modelos elétricos, a gás natural e a biometano. Com o Daily Multifuel, a marca amplia sua atuação em combustíveis alternativos, reforçando o protagonismo brasileiro no uso de etanol e biometano, e fortalecendo sua estratégia de descarbonização para o setor de transporte.

Confira a nossa editoria de veículos.