Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Veículos

Foto: Divulgação Ford

Foto: Divulgação Ford

A Ford confirmou que seu programa de competição na categoria Hipercarros do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), com estreia prevista para a temporada de 2027, será gerenciado diretamente pela Ford Racing. A decisão rompe com o modelo tradicional adotado por diversos fabricantes, incluindo a própria Ford em projetos anteriores, ao centralizar internamente todas as etapas do desenvolvimento e operação da equipe.

“Não estamos procurando fora das nossas paredes quem possa gerir um programa para nós. Estamos olhando para dentro da Ford Racing para construir os nossos programas, infundidos com a nossa paixão”, afirmou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. A estratégia visa acelerar a capacidade de resposta nas pistas e facilitar o intercâmbio tecnológico entre os veículos de competição e os modelos de rua.

O cronograma do projeto impõe desafios à equipe, que precisa entregar o carro pronto para o grid em menos de dois anos. Além do desenvolvimento do veículo, será necessário estruturar toda a operação da equipe, incluindo logística, engenharia, comunicação e marketing. A Ford Racing está recrutando profissionais de diversas áreas e regiões, com foco em formar uma equipe técnica e operacional alinhada à cultura da divisão esportiva da marca.

“Não é uma tarefa simples, porque não estamos apenas preenchendo as posições. Estamos construindo uma cultura de equipe que espelha a da Ford Racing: apaixonada e impulsionada pela necessidade de ser a melhor”, acrescentou Rushbrook. A estrutura contará com o suporte de parceiros técnicos como a Oreca, fornecedora de chassis, e a Venture Engineering, especializada em consultoria de engenharia e automobilismo.

A iniciativa também se beneficia da infraestrutura global da Ford, incluindo os centros avançados em Dearborn (Michigan) e Charlotte (Carolina do Norte), além das instalações de Hipercarros no Reino Unido e da colaboração com a Red Bull Ford Powertrains. “Estes são ativos que ninguém pode igualar e estamos focados em permanecer na vanguarda em instalações, tecnologia e pessoas”, concluiu Rushbrook.

Confira a nossa editoria de veículos.