Pedro Afonso/TO recebeu entre os dias 9 e 11 de outubro mais uma edição do Agroforte, iniciativa do Sistema FAET/Senar/IFAET/Sindicatos Rurais, em parceria com o Ministério da Agricultura e o Governo Federal, dentro da programação do Conecta Agro, evento promovido pelo Sindicato Rural de Pedro Afonso.
“Foram dias de muito aprendizado e conhecimento. Cumprimos nossa missão de proporcionar um conteúdo de alto nível aos nossos produtores, por isso só tenho a agradecer à FAET e ao Senar Tocantins pela parceria”, destacou a presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, Simone Sandri.
Para fechar a programação, o evento contou com um momento emocionante que reuniu histórias de mulheres vencedoras que superaram obstáculos e persistiram em suas atividades no campo, mostrando o que são capazes.
Inara Machado, pecuarista e integrante da Associação das Mulheres do Agro (AMA), disse emocionada que os depoimentos das colegas a fez reviver a própria história. Segundo ela, o apoio da família, o incentivo aos filhos para o empreendedorismo e os bons relacionamentos construídos durante sua trajetória foram fundamentais para garantir as condições para assumir os negócios após o falecimento do marido.
O mesmo aconteceu com a produtora rural e pioneira na produção agropecuária em Pedro Afonso, Maria Cândida Siqueira. Para ela, foi uma honra poder compartilhar sua história de vida e poder inspirar outras mulheres.
Foto: Divulgação Faet/SenarNo dia dedicado às mulheres, a pequena produtora Fran Evangelista mostrou que o amor pelo agro e a determinação foram cruciais para que ela superasse todos os obstáculos na vida e tivesse sucesso. “Comecei vendendo meus produtos numa bicicleta e hoje, com muito esforço tenho uma Amarok (camionete) para realizar meus trabalhos”, disse orgulhosa das conquistas que teve.
Quem também falou aos presentes foi a presidente Simone Sandri. Segundo ela, a mulher ainda precisa provar que é capaz quando assume desafios e não recebe a mesma tolerância que os homens tem. Por isso, um de seus compromissos à frente do sindicato será o de dar mais voz às mulheres, garantindo paridade na composição da direção da entidade.
Antes também, a palestrante Renata Alvarenga tratou da comunicação eficaz, passando dicas e orientações para que as mulheres possam atuar e liderar com assertividade.
Com o objetivo de levar conhecimento, novas tecnologias e promover a troca de experiências, o Agroforte reuniu produtores rurais, técnicos e lideranças do setor para discutir temas fundamentais à produtividade, sustentabilidade e fortalecimento do agro tocantinense.
Durante três dias, o evento foi palco de palestras técnicas, painéis temáticos e histórias inspiradoras que destacaram a importância da inovação e da valorização das pessoas que fazem o campo acontecer.
A agenda técnica contou com nomes de destaque do setor como Marcos Maciel que falou sobre “O uso do projeto de linha para o aumento de lucratividade e eficiência operacional”, abordando práticas de manejo e planejamento de cultivos. E Adilson Santos que tratou do tema “O aumento da produtividade começa na melhor escolha soja/milho”, com foco na seleção de híbridos e manejo de solo. O evento também contou com assuntos como a regularização ambiental e os cenários do mercado e perspectivas para os próximos anos
Outro destaque foi a palestra do ex-ministro Aldo Rebelo, “O Brasil na geopolítica ambiental”, um convite à reflexão sobre o posicionamento do país diante das pressões e oportunidades internacionais.