Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Francisco Barros/Secom Palmas

Foto: Francisco Barros/Secom Palmas

Na Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na Arse 91 (904 Sul), em Palmas, duas professoras se destacam não apenas pelo tempo de serviço, mas pela paixão que ainda carregam pela sala de aula. Roseli Martins de Matos, 52 anos, e Rosilene Martins de Matos, 54 anos, são irmãs, educadoras por escolha e inspiração, e estão prestes a se aposentar, mas seguem com a mesma paixão que as levou à sala de aula há décadas.

“Não é só por amor, é por escolha. É uma profissão que eu gosto, assim como um médico gosta da sua profissão, um jornalista, um fotógrafo. Não me vejo fazendo outra coisa. E por eu ter essa carreira, não por falta de opção, mas por escolha, desejo ser valorizada, respeitada e bem remunerada”, afirma Roseli, professora de língua portuguesa.

Vindas de uma família com sete irmãos, dos quais seis são professores, Roseli e Rosilene encontraram na irmã mais velha, Rosângela, a grande inspiração para seguir o magistério. “Ela sempre trabalhou em comunidades periféricas, com muitos projetos. Foi ela quem nos mostrou que é possível transformar realidades por meio da educação”, lembra Rosilene, professora de geografia.

A trajetória das irmãs em Palmas começou em 2004, quando decidiram conhecer a capital mais jovem do Brasil em busca de melhores condições para exercer a profissão. Gostaram tanto que decidiram ficar e, em 2005, ingressaram na rede municipal de ensino. Desde então, passaram por diversas escolas, sempre com o compromisso de oferecer uma educação pública de qualidade.

Rosilene destaca a importância do trabalho na vida dos estudantes: “é gratificante ver nossos alunos sendo aprovados no Instituto Federal (IFTO), na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Isso mostra que nosso trabalho está sendo bem feito e que a escola pública pode, sim, ser de qualidade.” Já Roseli reforça o foco na formação humana. “Minha grande meta é formar um aluno leitor, crítico, que saiba se posicionar no mundo".

Foto: Francisco Barros/Secom Palmas

Reconhecimento

O comprometimento com a qualidade do ensino é reconhecido pelos colegas de trabalho. “São professoras de excelência, com uma dinâmica muito boa em sala de aula. Extremamente dedicadas, trabalham com alegria e amor. Com elas, os alunos aprendem não só conteúdos, mas valores para a vida”, reconhece a supervisora pedagógica Abadia Santana.

Micaela Martins de Andrade, 16 anos, ex-aluna que atualmente cursa eventos no IFTO, afirma que deve muito à base que teve com as educadoras. “A professora Rosilene foi a primeira a acreditar em mim e a enxergar meu potencial, e isso me proporcionou muitas conquistas”, disse, acrescentando que é grata por ter tido professoras tão dedicadas e qualificadas.

Sem pressa para aposentar

Mesmo próximas da aposentadoria, as irmãs não pensam em parar de aprender. “Quando me aposentar, vou ficar um tempo em cada lugar, aprendendo, porque o professor não para de aprender”, diz Rosilene. Roseli completa. “Continuarei estudando porque sou uma eterna estudante”.

Para os novos professores que chegam à rede, elas deixam um recado: a profissão é de extrema importância, pois mobiliza e abre portas para o outro. “Venham com a intenção de transformar a sociedade, buscando um mundo melhor. Que a ambição maior seja fazer a diferença na vida dos alunos, inspirando-os com novas ideias e perspectivas”.

A história de Roseli e Rosilene mostra que ensinar é mais do que uma profissão, é um ato de acreditar no futuro e na qualidade da educação pública. (Secom Palmas)