Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 5 e 10 de outubro, estudantes tocantinenses participaram, em Brasília (DF), da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) — um importante movimento de preparação do Brasil para a COP 30, que será realizada em 2025, em Belém (PA). A conferência foi organizada pelos Ministérios da Educação (MEC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento reuniu estudantes e jovens protagonistas de todo o Brasil, que se encontraram para aprender, trocar experiências culturais e debater propostas voltadas ao fortalecimento da educação ambiental nas escolas e territórios, promovendo a construção de comunidades sustentáveis e resilientes.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve presente na cerimônia, destacando a importância da participação dos jovens na agenda ambiental do país. Também participaram da conferência a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o líder indígena Davi Kopenawa Yanomami, reforçando o papel estratégico das escolas e das juventudes na construção de políticas de educação ambiental e justiça climática.

O Tocantins foi representado por uma delegação de 10 estudantes, incluindo uma estudante surda, acompanhada por sua intérprete. A equipe também contou com três representantes da Comissão Organizadora Estadual (COE) — Marina Amorim (Secretaria de Estado da Educação - Seduc), Grécia Aires (Undime) e Matheus Dutra (Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente).

Durante seis dias, os participantes vivenciaram uma programação intensa, com apresentações artísticas e culturais, rodas de conversa, oficinas temáticas, feira de projetos, gincanas e momentos de integração e acolhimento.

Na Feira de Projetos, os jovens tocantinenses apresentaram o projeto que representou o estado e também mostraram elementos da cultura regional, como as bonecas indígenas Ritxoko, o artesanato em capim dourado e coco babaçu, além dos adornos tradicionais dos povos indígenas, despertando o interesse de estudantes de todo o Brasil.

Entre os destaques, a estudante Evelyn de Freitas Ferreira teve seu projeto cotado para ser apresentado na COP 30, com tradução prevista para todos os idiomas oficiais do evento, simbolizando o reconhecimento nacional da criatividade e do compromisso ambiental dos estudantes tocantinenses.

Além da delegação oficial, o Tocantins teve três jovens selecionados pela organização nacional como facilitadores da conferência: Danielly Lopes, Douglas Lacerda e Jonathas Matheus, todos do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Tocantins. O trio atuou nas atividades formativas e educativas, representando o protagonismo juvenil que marcou também a etapa estadual da conferência, realizada em Palmas, nos dias 7 e 8 de agosto.

A participação tocantinense na VI CNIJMA reafirma o compromisso do estado com a educação ambiental, a cultura e a juventude, em um momento decisivo para o fortalecimento da agenda climática e da cidadania ecológica rumo à COP 30.

A participação da delegação do Tocantins foi articulada pela Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc), em parceria com o Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente do Tocantins e o apoio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).